41° Concurso Internacional de Redação de Cartas está com inscrições abertas

Publicado em Categorias Educação

Promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediado em Berna, na Suíça, em parceria com operadores postais de 191 países, estão abertas as inscrições para o 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas, que tem por objetivo desenvolver a habilidade e aprimorar a comunicação por meio da escrita de jovens com até 15 anos idade da rede pública ou privada de ensino.

Divido em quatro fases, aqui no Brasil o concurso é viabilizado pelos Correios, e o tema desse ano é “Escreva uma carta a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para lhe dizer o que significam os Jogos Olímpicos para você”.

As inscrições só podem ser feitas pelas escolas, que deverão visitar o site www.correios.com.br para obter a ficha e o regulamento do concurso. Cada instituição de ensino poderá participar com até duas redações.

Cartaz oficial do 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas
Cartaz oficial do 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas

Fases do concurso

Como adiantado acima, o Concurso Internacional de Redação de Cartas é divido em quatro fases: escolar, estadual, nacional e internacional.

  • Escolar: cada instituição definirá duas redações para concorrer em seu respectivo estado.
  • Estadual: cada estado deverá escolher três redações para concorrer a nível nacional.
  • Nacional: será escolhida uma única redação para representar o país na fase internacional.
  • Internacional: o 1º, 2º e 3º colocados receberão, respectivamente, medalhas de ouro, prata e bronze, no 25º Congresso Postal Universal, previsto para setembro e outubro próximos, em Doha, no Catar.

Premiação

Além das medalhas – para os três primeiros na fase internacional -, o concurso também oferece prêmios a alunos e escolas vencedores das fases estaduais e nacionais.

Fase estadual

  • Alunos: 1º colocado receberá 1 notebook e certificado; 2º e 3º colocados 1 som portáril e certificado.
  • Escolas: 1ª colocada receberá 1 computador completo e certificado; 2ª e 3ª colocadas 1 impressora jato de tinta e certificado.

Fase Nacional

  • Aluno: o vencedor da fase nacional receberá uma TV Led de 32 polegadas e 1 troféu em formato de certificado.
  • Escola: o vencedor da fase nacional receberá uma TV Led de 32 polegadas e 1 troféu em formato de certificado.Além disso, a escola também ganhará oficina de uma das modalidades esportivas patrocinadas pelos Correios. A oficina poderá ser realizada na cidade sede da escola vencedora ou em local previamente acordado entre escola e Correios.

Prazo para se inscrever

As escolas interessadas em participar, tem até o próximo dia 16 de março para inscrever seus alunos.

Para obter maiores informações sobre o regulamento do concurso, acesse:

[ + ] www.correios.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *