Altura: Aprenda a calcular o crescimento do seu filho

Um dos fatores que influencia na autoestima, a altura merece um acompanhamento todo especial durante a fase de crescimento. Apesar de estar diretamente ligada a genética, os pais devem monitorar se o seus filhos estão se desenvolvendo normalmente.

Na semana passada, o Jornal Hoje mostrou uma matéria sobre esse acompanhamento, onde a endocrinologista, Eveline de Alencar, utiliza a seguinte fórmula para calcular a chamada altura alvo.

altura do pai + altura da mãe = x
menina: x – 13 = altura alvo
menino: x + 13 = altura alvo

Ela soma a altura dos pais em centímetros. Se for menina, subtrai o número 13, menino soma o 13. Depois divide o resultado por dois, chegando assim, a altura alvo.

De acordo com Eveline, em alguns casos é recomendado o tratamento com hormônio do crescimento, sobretudo quando os pais são pequenos.

“Se os pais têm uma baixa estatura muito grave, não pode considerar tanto porque pode ser que eles sejam deficientes de hormônios e não foram tratados na época e não necessariamente por isso a gente não vai tratar a criança”, comenta a endocrinologista.

Como citei no início deste texto, a altura é um dos fatores mais determinantes para uma boa autoestima, portanto, não deixe de acompanhar seu filho junto a um especialista.

15 pensamentos em “Altura: Aprenda a calcular o crescimento do seu filho”

  1. A estatura alvo só diz o MINIMO que vc deve alcançar …
    se voce esta abaixo da sua estatura MINIMA procure um médio , algumas pessoas crescem 15 cm a mais que a estatura alvo..no meu caso 167 + 158+13/2=169 no entanto tenho 182

    1. é cara a minha estatura deu igual a sua ,porém tenho 14 anos e ainda tenho 1.70 queria quando tiver adulto está da sua altura ou até um pouco mais alto. mais acho que chego lá (minha média foi igual a sua)
      abraço

  2. Gente o meu deu certo , olhe eu tenho 12 anos e messo 1,48 minha Mãe tem 1,51 e meu pai tem 1,59 o meu alvo foi 1,46 isso significa que eu não vou crescer mais ! porque eu tenho dois centimetros a mais . E parei de crescer com 10 anos.

  3. Sempre comigo da errado… Meu pai tem 1,67 ja minha mãe tem 1,62 :::

    1,67+1,62:3,69-13:3,16/2:158

    Bom deu 1,58 eu tenho 14 anos com 1,66 🙁

    1. Comigo deu a mesma coisa. Meu pai tem 1.65 e minha mãe 1.50
      Diz que eu vou ter 1.48 . Tendo que já tenho 1.60 .
      Isso não é verdade .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *