Como lidar com as críticas no trabalho

Receber uma crítica no ambiente de trabalho nunca é uma situação agradável. Segundo a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da Isma BR, as reações diante de uma crítica, mesmo que construtiva, podem apontar traços negativos da personalidade, como baixa autoestima e agressividade, que precisam ser repensados.

Segundo a especialista, existem três tipos de comportamento: o passivo, o agressivo e o assertivo. Os dois primeiros são os mais preocupantes e podem ser identificados quando a pessoa é exposta a uma situação onde é questionada e criticada sobre algo que fez ou deixou de fazer.

— São poucas as pessoas que se enquadram em um comportamento ideal, que é o assertivo. Geralmente elas têm atitudes agressivas, de acusar outras pessoas, ou simplesmente “engolem o sapo”, não verbalizam.

Pessoas com baixa autoestima podem reagir tanto de forma agressiva quanto passiva. Geralmente, a pessoa que tem baixa autoestima acaba se culpando ainda mais, achando que não consegue fazer nada direito ou pensando que todos são melhores que ela.

Reagir com raiva, insultos, acusações ou desculpas infundadas à uma crítica demonstra um comportamento agressivo e até uma imaturidade emocional, explica a psicóloga. Ambos comportamentos podem prejudicar a vida profissional e os relacionamentos interpessoais da pessoa.

De acordo com a especialista, a forma como a pessoa reage também tem a ver com as experiências que ela teve durante a infância. Os pais, principalmente, devem estabelecer limites e orientar os filhos.

— A forma como reagimos diante de uma crítica também é herança do aprendizado que tivemos na infância. Quando se faz uma crítica a uma criança, também é preciso dar uma sugestão de como ela pode melhorar.

Ana explica que o comportamento assertivo é aquele em que a pessoa sabe ouvir a crítica, se responsabilizar ou argumentar de forma positiva, aproveitando a situação como uma oportunidade de aprendizado.

Tipos de comportamento:

PASSIVO

A pessoa não reage à crítica. Ela não se manifesta nem argumenta com quem está se contrapondo a ela. Geralmente fica ressentida, com raiva, mas não consegue se expor.

AGRESSIVO

A reação é sempre agressiva e hostil. Essa pessoa costuma acusar em vez de se responsabilizar ou argumentar.

ASSERTIVO

Uma pessoa com comportamento assertivo sabe argumentar, se responsabilizar pelo erro, apontar soluções e ver o lado positivo da situação.

Porque é importante saber receber uma crítica?

— Não crescemos e nos aprimoramos sem saber o que a gente faz bem ou o que podemos fazer melhor. Para as pessoas que buscam excelência a crítica é essencial — afirma a psicóloga.

Ana explica que é preciso saber entender e pensar que a opinião dos outros sobre algum comportamento ou atitude pessoal também é uma oportunidade de melhorar, principalmente quando esta aponta alternativas.

[ + ] clicRBS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *