Conheça os sabonetes que mais eliminam bactérias

A PROTESTE – entidade civil que atua em defesa do consumidor – realizou um teste com 10 das principais marcas de sabonetes presentes no mercado brasileiro no intuito de identificar aquele que melhor age no combate às bactérias. Foram testados nove sabonetes em barra e outros três líquidos.

Para avaliar a eficácia e mensurar o “melhor” sabonete, foi utilizada uma solução criada em laboratório com, ao todo, quatro tipos de bactérias. Numa placa, essa solução recebeu um pouco de cada sabonete. Aquele que conseguisse eliminar o maior número de bactérias num período de 5 minutos, a 20º C, receberia maior nota.

O resultado final do teste classificou o Dettol (barra) como o melhor sabonete no combate às bactérias, recebendo nota 84. Ele eliminou três tipos de bactérias: Escherichia coli, presente no intestino grosso e nas fezes, a Pseudomonas aeruginosa, uma das causadoras de infecção hospitalar e a Staphylococcus aureus, que causa infecções na pele e até pneumonia.

Conheça os sabonetes que mais eliminam bactérias

Em segundo lugar ficou o Ype Action (barra), que recebeu nota 82. Ele eliminou as mesmas três bactérias combatidas pelo Dettol. Já em terceiro lugar, um pouco distante dos dois primeiros, e com nota final 74, aparece o Lifebuoy. Responsável por também eliminar as bactérias Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus, ele foi o único entre os avaliados que eliminou a Serratia marcescens, que ataca o sistema respiratório e urinário de pacientes internados.

O resultado que mais surpreendeu, foi o do sabonete Protex. Nos testes, ele não conseguiu reduzir e tão pouco eliminar os micro-organismos. Para um produto que diz eliminar 99,9% dos germes e bactérias presentes na pele, o resultado da PROTESTE coloca em dúvida a eficácia da famosa marca.

Confira abaixo a classificação completa:

  1. Dettol (Barra) – 84
  2. YPÊ Action (Barra) – 82
  3. Lifebuoy (Barra) – 74
  4. Dettol (Líquido) – 68
  5. Granado Antisséptico (Barra) – 66
  6. Granado Tradicional (Barra) – 61
  7. Francis (Barra) – 56
  8. Racco (Barra) – 50
  9. Protex (Líquido) – 10
  10. Dove (Barra) – 9
  11. Protex (Barra) – 8
  12. Lifebuoy (Líquido) – 7

1 pensamento em “Conheça os sabonetes que mais eliminam bactérias”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *