Consciência ambiental: O que fazer com o óleo de cozinha?

Um dos maiores males causados ao meio ambiente ocorre quando o óleo de cozinha é despejado pelo ralo da pia, isso porque ele entra em contato com a rede de esgoto, chegando a atingir rios e mares. Para se ter uma ideia do malefício que isso causa, uma simples gota de óleo pode poluir até mil litros de água. Imagine então despejar ralo abaixo 1 litro… Tenha certeza que 1 km de água estaria comprometido.

Para minimizar isso, existem diversas ONG’S espalhadas pelo país que lutam para conscientizar as pessoas da importância de guardar o óleo de cozinha em recipientes plásticos (ex. garrafa pet) e posteriormente fazer a doação para reciclagem.

Existe até uma associação que também trabalha nesse sentido, orientado as pessoas sobre reciclagem em geral. Em sua página na internet, a Cempre – Compromisso Empresarial para Reciclagem –, disponibiliza um banco de dados contendo empresas e ong’s de todos os estados e cidades do país, elas trabalham com reciclagem de materiais de todos os tipos, inclusive óleo de cozinha.

Aos que tinham dúvida sobre onde levar o óleo de cozinha e por isso se viam obrigado a jogá-lo fora, aí está um bom motivo para mudar de atitude. Além de contribuir com trabalhadores que fazem da reciclagem sua fonte de renda, também estará colaborando e muito com o meio ambiente.

[ + ] Pesquise por empresas que reciclam em sua cidade

3 pensamentos em “Consciência ambiental: O que fazer com o óleo de cozinha?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *