Contra inflamações vitamina D

Ela é fornecida pelos raios ultravioletas do sol e pela ingestão de alguns alimentos

A vitamina D é essencial para o organismo. Além de combater inflamações, melhora o humor. A vitamina D ajuda o corpo a produzir uma proteína que combate bactérias e vírus, descobriu a Harvard Medical School. Pessoas com deficiência da deste nutriente ficam doentes com mais frequência e estão propensas a desenvolver doenças respiratórias.

Uma das maiores funções da vitamina D é manter os níveis de cálcio e fósforo do sangue balanceado. Isso se dá porque ela ajuda a promover a absorção de cálcio, formando ossos fortes. Ela também é a responsável em assegurar o funcionamento correto dos músculos, nervos, coagulação do sangue e crescimento celular. A vitamina é encontrada no óleo de fígado de bacalhau, peixes como salmão, atum e sardinha; leite, margarina, ovos e fígado.

A falta de vitamina D nas crianças pode ocasionar fraqueza muscular, diminuição do apetite irritabilidade e raquitismo. Já o seu excesso provoca hipercalcemia, excesso de cálcio no sangue, o que favorece o depósito de cálcio nos vasos sanguíneos, provocando a arteriosclerose. Esse excesso de cálcio eliminado pela urina favorece a formação de cálculos urinários.

Por Carolina Abranches
Programa Bem Estar, da Rede Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *