Découpage com guardanapos em madeira MDF

Nos últimos meses tenho me dedicado a aprender técnicas de pintura e découpage em madeira MDF. Observando inúmeros vídeos no Youtube, aprendi muita coisa, e é justamente isso que me levou a criar a seção de artesanato aqui no Rota 83.

Neste primeiro post, a dica é voltada para quem tem dúvida sobre découpage com papel guardanapo.

Qual a melhor forma de fixar o papel guardanapo na madeira MDF?

Pois bem, normalmente, o papel guardanapo vem com 3 camadas: estampa e mais duas brancas.

As três camadas do guardanapo para découpage
As três camadas do guardanapo

Para aplicar o guardanapo na madeira MDF é necessário retiras as duas camadas brancas, fixando apenas a estampa.

A madeira precisa ter fundo branco ou uma cor num tom bem claro (quase branco). E essa é uma dica importante, isso porque, após a aplicação da cola, qualquer parte clara do guardanapo fica transparente.

Por falar na cola, há três tipos básicos para utilizar na fixação do guardanapo: cola branca, cola gel e goma laca transparente.

A cola branca e a cola gel são aplicadas sob o guardanapo, enquanto a goma laca vai por cima do guardanapo.

Para exemplificar melhor estas dicas, recomendo que assistam aos vídeos abaixo:

5 pensamentos em “Découpage com guardanapos em madeira MDF”

  1. Olá, faço artesanato com decoupage desde 2005 , apenas como hobby. A primeira cola trouxe da Alemanha , pois a técica não era muito conhecida no Brasil ainda.
    Depois descobri com um professora de artesanato a usar o verniz acrílico, que você encontra em lojas de tintas, um ótimo é da Suvinil, tem latinhas de um litro (kg) e você coloca em latinhas menores e pode dividir com as amigas. Bem em conta.
    O verniz acrilico serve para ser usado direto na madeira e também sobre o guardanapo. Ou seja, você aplica uma leve camada de verniz acrílico na área onde vai colocar o guardanapo na madeira e coloca o guardanapo sobre
    o local onde colocou o verniz, passe mais uma demão de verniz agora sobre o guardanapo com um pencil medio, nem mole, nem duro, que possa rasgar o guardanapo e pode ainda passar uma terceira demão , desta vez na peça toda para impermeabilizar a peça. O verniz acrílico pode ser usado em ceramica, sabonetes, velas, madeira , etc. e muito fácil e prático, pois você não precisa ter vários tipos de cola. Se for apricar guardanapo numa maior , ou seja, um guardanapo inteiro, va passando o verniz aos poucos e colocando o guardanapo. Faça um teste e depois me diga, você vai adorar. Abraços Jane

    1. Que dica bacana, Jane!! Adorei. Obrigada!!!

      Obs: Fiquei meio na dúvida qdo pesquisei o verniz Acrílico da Suvinil,pois tem mais de uma opção dessa marca, fiquei sem saber qual deles é o que você usa. Pode me mandar maiores informações por email? silviagiselarf@gmail.com.

      Obrigada!!!

      Sílvia/ Campinas-Sp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *