Dicas

Dicas para organizar uma festa sem recorrer a um Buffet

Envie por e-mail

Organizar uma festa – principalmente aniversário infantil – sem o amparo de um Buffet, ou seja, fazer tudo por conta própria, requer um bom planejamento. Na maior parte dos casos, quem opta por isso, o faz por questões financeiras.

Antes de qualquer coisa é preciso saber quantidade de pessoas que serão convidadas, calculando quantos homens, mulheres e crianças estarão presentes. A partir disso será possível traçar a viabilidade de um local que possa atender a todos, um salão por exemplo. Depois obter uma média do que será feito com relação às comidas, bebidas, docinhos e todos os detalhes que compõe uma festa.

OBS: Acompanhe a quantidade por pessoa ideal no vídeo abaixo.

Pulemos para os brinquedos, e vejamos quais os mais tradicionais contidos nos Buffets: jogos eletrônicos, piscina de bolinhas, cama elástica, minicampo de futebol, labirinto, etc. Existe a possibilidade de alugar um ou outro, mas isso pode prejudicar a relação custo/benefício, se tornando inviável para o planejamento. Talvez uma saída um tanto quanto mais em conta, seja contratar palhaços. Isso mesmo, além de distrair as crianças, os palhaços também conseguem divertir os adultos.

Já para os enfeites, há uma série de pessoas que trabalham com isso, apesar de que também existem inúmeras lojas especializadas que comercializam tudo pronto, bastando apenas caprichar na decoração para que fique impecável.

Também não se pode esquecer que será preciso contratar profissionais para servir os convidados, assim como ter responsáveis pela cozinha, fritando os salgadinhos, repondo as bebidas na geladeira, enfim.

Se tudo que foi citado for bem planejado, além é claro de outras coisas que também influenciam, é possível fazer “a festa”, e de quebra economizar nos gastos que seriam arcados com um Buffet.

Abaixo, segue uma matéria veiculada no Jornal Hoje, onde são dadas dicas de como calcular a quantidade de comida e bebida numa festa.

Envie por e-mail
Armarios 300x250

24 thoughts on “Dicas para organizar uma festa sem recorrer a um Buffet

  1. Gostaria de calcular quantidades, para uma festa para 170 pessoas, sendo 70 crianças, vou servir:

    Mini cachorro quente

    Lanches com carne mida

    Salgadinhos

    Mini Pizzas

    Refrigente

    Cerveja

    Bolo

    Docinhos

  2. vou fazer um futebol para 30 crianças(expectativa para 50pessoas) no dia do aniversario de 6 anos do meu filho, estou pensando em servir mini cachorro quente, pizza tipo festival, refregerante e o bolo gostaria de saber se é legal e o tanto de cada que tenho que comprar. aguardo resposta
    Obrigada

  3. estou organizando a festinha de 1 ano da minha filha,gostaria de saber qtos docinhos variados e salgadinhos variados devo encomendar p/50 pessoas c/ total de 12 crianças,vai ter mais o bolo,aguardo a resposta!

    • quero fazer uma festa de 4 anos para minha filha para 150 pessoas,gostaria de saber quantidade de salgado,bolo,pipoca,doces,refrigerante e cerveja.

  4. gostaria de dicas para um festa de niver de 38 anos (mãe) e 12 anos (filho), como cardápio, quantidade, decoração e será no salão do prédio

  5. vou fazer um aniversario para meu filho vou servir mini cachorro quente, salgadinhos,brigadeiro beijinho refregerante e bolo gostaria de saber o tanto de cada que tenho que comprar aguardo resposta

  6. olha vou fazer uma festa infantil idade 3 aninhos não tenho nenhuma noção para 100 pessoas crianças e pais vou,3 servir um jantar , brigadeiro cajuzinho beijinho salgados e refrigerante quanto vou gastar de cada por favor estou aguardando o retorno obrigado….

  7. Por favor, preciso de idéias para fazer a festa de um ano da minha princesa Giovanna Victória, que será dia 20/09/11. É isso aí, já estou me programando…

    Comidas… bebidas… quantidades… o que fazer… agradeço tudo…

    Um grande bjo e uma boa festa a quem terá uma…:D

  8. ola, vou fazer a festa de um ano do meu filho, gostaria de saber a quantida de comida que devo sevir vou convidar 130 pessoas sendo 102 adultos e 28 criancas vou servir:

    mini cachorro quente

    Salgadinhos

    Lanche de carne

    torta

    Doces

    Beijinhos

    Brigadeiros

    Cajuzinhos

    Cerveja

    Refrigerante

    Bolo

    desde de ja fico aguardando, obrigada

  9. vou fazer uma festinha pra minha filha que vai fazer 2 anos estou convidando 35 pessoas comtando com as crianças quantos doces e salgados devo fazer

  10. Boa Tarde,

    Gostaria de saber a quantidade de salgados, lanche, refrigerante, e descartaves para um festa infantil para 98 adultos e 42 crianças.

  11. Ola!

    To com uma duvida terrivel,nao sei como posso fazer a quantidade de salgados,bolo,lanches,doces,descartaveis. Tudo vezes tudo nao sei como posso nem começar a organizar!!

    seria uma festa para 100 pessoas a festa é infantil e nao vou servi bebidas alcolicas!

  12. Ola, eu gostaria de saber calcula a quantidade para uma festa de 80 pessoas sendo 30 crianças, vou servi:
    mini cachorro quente
    Salgadinhos
    Lanche de pate
    Lanche de carne
    frios
    Doces
    Beijinhos
    Brigadeiros
    Cajuzinhos
    Cerveja
    Vinho
    Refrigerante
    Bolo
    Obrigada, aguardo o retorno…

  13. Gostaria de calcular quantidades, para uma festa para 80 pessoas, sendo 25 crianças, vou servir:

    Mini cachorro quente

    Lanches com carne mida

    Salgadinhos

    Mini Pizzas

    Refrigente

    Cerveja

    Bolo

    Docinhos

  14. Gostaria dos calculos para uma festa deaaniversario adulto

    100 convidados(=- 80 adultos)

    frios

    salgadinhos

    refrigerante

    patês

    cerveja

    àgua

    torrada

    caiprinha

    vinho

    bolo

  15. olha pela minha experiencia de familia os numeros de salgados e doces são baixos ou seja sempre em todas as minhas festas de familia a quantia consumida foi superior a esta da reportagem éu presizava saber mais sobre organizão decoração e brincadeiras tudo custo zero ou quase.

  16. Desperdícios em festa é uma tristeza…….aconteceu comigo…contratei uma cozinheira para fazer um jantar´para 25 pessoas, ela me pediu os ingredientes ( 8 qquilos de carne e 5 k de arroz) achei estranho até questionei , mas ela disse que seria o suficiente….gente, qdo ela começou a preparar que eu me dei conta que ela havia errado feio….o prato a ser servido era: carne com arroz(comida típica), e farofa de banana….deu tanta comida, tanta comida que no outro dia, tive que pegar a panelona e levar em uma associação beneficiente para que a comida nao estragasse,,,,,resultado: gastei dinheiro comprando ingrediente para uma festa que serveria 100 pessoas, sendo que era apenas 25 convidados.

    Achei interessante os numeros informados na matéria.

    estou preparando o aniversario domeu filho de 3 anos e nao quero cometer nenhuma gaff.

    Dica: eu li em algum site, que sempre devemos reduzir 30% dos convidados,,,,,por exemplo se são 100 pessoas, computar mais ou menos 70 pessoas…acho meio perigoso…mas na experiencia que tenho das festas que faço em casa mesmo, isso quase sempre acontece…..abraços e boa festa p todos.

  17. Cristiane, veja bem…

    A idéia da matéria é acrescentar algumas dicas úteis na hora de planejar a festa, sugerido o cuidado que deve ser tomado para que não haja exageros e, de fato, seja viável fazê-la por conta própria. Por isso, inseri o vídeo do Jornal Hoje, que completa o que escrevi, oferencendo dicas sobre o cálculo base de comida e bebida por pessoa.

    Sem dúvida recorre a um buffet é a melhor opção, porém, por questões financeiras muitas pessoas optam por organizar a festa, contundo, deve ser tomado o devido cuidado para evitar que o barato custe caro. É nesse sentido que entra a matéria, o de planejar a festa sem correr riscos.

  18. A matéria é para orientar como planejar uma festa ou para mostrar que a melhor opção é recorrer ao buffet? Não adicionou em nada o que eu necessito!

  19. essa materia nao ajudou em nada. preciso saber a quantia de comida, bebida, docinhos e bolo, por pessoa, para ter noção p/ organizar uma festinha em casa. como 40 adultos e 10 crianças de até 12 anos.

    se puderem me ajudar agradeço.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios (*)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>