Dilma Rousseff oficializa Taubaté como a Capital Nacional da Literatura Infantil

A presidenta Dilma Rousseff sancionou na última terça-feira (03) uma lei que dá à cidade de Taubaté o título de Capital Nacional da Literatura Infantil. O título veio graças ao autor das histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, Monteiro Lobato, que teria se inspirado na infância vivida na Fazenda do Buquira, na região, entre 1911 e 1918, para criar as aventuras de personagens emblemáticos da literatura brasileira como Emília, Pedrinho, Narizinho, Dona Benta, Tia Nastácia e Visconde de Sabugosa.

A casa onde nasceu e viveu o escritor abriga atualmente o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, que recebe cerca de dez mil visitantes por mês. Em abril, quando é realizada a Semana Monteiro Lobato mais de 30 mil turistas visitam Taubaté.

Nascido em 18 de abril de 1882, Monteiro Lobato escreveu seu primeiro livro para crianças em 1920: “A Menina do Narizinho Arrebitado” é considerado um marco da literatura infantil. Apesar de ser mais conhecido pelas obras dirigidas a esse público, o escritor também atuou como jornalista. Escreveu para periódicos como o Estado de S. Paulo, A Manhã, O Diário de São Paulo e O Jornal, além de editar a Revista do Brasil e contribuir em publicações como a Vida Moderna, O Queixoso, Parafuso, A Cigarra e O Pirralho.

A aprovação de Dilma

LEI Nº 12.388, DE 3 DE MARÇO DE 2011.

Confere ao Município de Taubaté, no Estado de São Paulo, o título de Capital Nacional da Literatura Infantil.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o O Município de Taubaté, no Estado de São Paulo, fica declarado Capital Nacional da Literatura Infantil.

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 3 de março de 2011; 190o da Independência e 123o da República.

DILMA ROUSSEFF
Anna Maria Buarque de Hollanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *