Beleza e Saúde

Elimine os agrotóxicos das frutas, legumes e verduras

Envie por e-mail

Nocivos a saúde, os agrotóxicos fazem parte do dia-a-dia de qualquer ser humano, eles estão presentes nos mais diversos alimentos, sobretudo os agrícolas.

Utilizado para combater pragas, fungos e bactérias, os agrotóxicos também serve para tornar os alimentos cada vez maiores e bonitos. Ainda sim, eles são prejudiciais a saúde, e quando possível, devem ser eliminados.

Recentemente, o site, Saúde, da Editora Abril, publicou uma matéria sobre como eliminar os agrotóxicos contidos nas frutas, legumes e verduras. São dicas simples de como tornar mais saudável o consumo destes alimentos.

Acompanhem abaixo:

Morango

Ele é um dos maiores reservatórios de agrotóxicos. Para amenizar esse problema, procure deixar a fruta de molho em uma solução de água e bicarbonato de sódio por meia hora. Essa mistura bota para correr uma parcela das substâncias perigosas. A receita é simples: coloque uma colher de sopa do bicarbonato em um litro de água. Depois do banho na solução, lave os morangos em água corrente.

Banana

Pode ficar tranquilo: ninguém degusta a casca da banana e é lá que se depositam os agrotóxicos. Ao jogá-la no lixo, você também manda embora o veneno.

Mamão

Como a gente costuma só aproveitar a polpa, cai o risco de se contaminar com as substâncias nocivas. Por segurança, procure apenas lavar o mamão antes de abri-lo. Assim você zera a possibilidade de que a faca rele no agrotóxico da superfície e o leve junto para a polpa.

Laranja

A casca da fruta consegue protegê-la dos agrotóxicos. Então, basta livrar-se dela e consumir apenas a polpa para tirar proveito das vitaminas.

Maçã

Os especialistas não aconselham descascá-la, porque é na casca que estão muitas das fibras que tornam a fruta tão saudável. Por isso, procure deixar a maçã de molho na solução de água mais bicarbonato de sódio (utilize uma colher de sopa de bicarbonato para cada litro de água).

Batata

Tirar a casca dela é o jeito mais seguro de reduzir a quantidade de agrotóxicos. Se preferir, pode-se recorrer ao mergulho de até meia hora na solução de água e bicarbonato de sódio (a receita é uma colher de sopa para cada litro de água) ou utilizar uma escovinha para limpar a casca.

Cenoura

Ela é um dos vegetais que apresentam menos resíduos de agrotóxicos (embora o produto seja usado em seu cultivo). Para garantir sua segurança, utilize uma escova e água corrente na hora de fazer a limpeza da casca.

Tomate

O recado é consumi-lo assim que ele amadurece. Quanto mais passa o tempo, maior a chance de os venenos se dissiparem. Para dar adeus ao agrotóxico, você também pode descascá-lo.

Verduras

Não tem jeito: para aproveitar rúcula, alface, escarola e companhia, sem medo, mergulhe-os numa solução de água e bicarbonato de sódio por meia hora (utilize uma colher de sopa do bicarbonato para um litro de água). Depois do banho, lembre-se de lavá-los bem em água corrente.

[ + ] Fonte: Sáude

Envie por e-mail
_ GIF Calados Femininos 300X250

20 thoughts on “Elimine os agrotóxicos das frutas, legumes e verduras

  1. Olá!Parabéns pelo texto!Veja esta matéria, similar, por gentileza:http://www.mundosimples.com.br/alimentacao-nutricao-alimentos-contaminados2.htmNa matéria do link acima, há uma dica para retirar tóxicos dos alimentos por meio do iodo. Minha pergunta é: a exposição de um alimento, por uma hora, em 1L d’água com esta substância (iodo a 2%) não tiraria também, além do veneno, boa parte das propriedades dessa comida?Há algum estudo feiro com essa situação? Nele há análise das características do alimento após a exposição ao iodo?Onde adquiro mais informações a respeito?Muito obrigado pela atenção e esclarecimentos.Att.: Rafael

  2. A NOSSA LÍNGUA Não foi feita só para sentir o gosto dos alimentos e não só para falar. nela se encontra substancias que eliminam partes dos venenos. elas tem o poder que chamamos de transmutação uma energia poderosa que pode eliminar os agrotoxicos dos alimentos é uma proteção a mais que a providencia divina nos deu de presente. além do mais devemos ao nos alimentar não nos esquecermos de orar agradecendo o alimento que esta em nossa frente. a oração a gratidão por tudo que a vida divina nos oferece é um grande purificador não só de alimentos mas como tambem de tudo o qiue nos rodeia. vamos ter fé primeiro na divina proteção e o resto vira por acrescimo. paz e gratidão.

  3. Nos postos de saúde, vc pode pegar um produto para usar nas frutas e verduras, é de graça. Não temos que esperar o governo tomar providências quanto os agrotóxicos, eles não estão nem aí. Nós é que temos que tomar providências, usar pequeno espaços nas nossas casas e plantar nossas verduras, é só uma dica. Abraços

  4. PARA SE LIVRAR DOS AGROTÓXICOS BASTA UM PEQUENO ESFORÇO PLANTAR EM PEQUENOS VASOS NA LATERAL DO MURO ALFACE RUCULA CEBOLINHA RADÍTE SALSINHA MORANGO CAPUCHINHA SÃO PLANTINHAS DE FACIL RIGAÇÃO QUE SÃO AS MAIS NECESSARIA PARA SE USAR DIARIAMENTE PENSE NISSO FAZ BEM A SAÚDE E AO BOLSO OS AGROTÓXICOS FAS MAL A SAÚDE E AO MEIO AMBIENTE COMTAMINANDO AS AGUAS DO SUBSOLO E DESTRUINDO O OXIGENIO DOS ANIMAIS E PASSAROS E PEIXES E AS FUTURAS GERAÇÃES HUMANAS.

  5. Equanto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, do Ministério da Saúde vem se esforçando no desenvolvimento do controle dos resíduos de agrotóxicos em alimentos pessoas andam por ai informando que usar água sanitária, bicarbonato de sódio, lavar, retirar a casca dos alimentos diminui a quantidade de agrotóxicos nos alimentos e que com isso estaria-se diminuindo o risco à saúde oriundos da exposição a estes produtos tóxicos.

    Podemos lembrar aos arautos da desorientação o dito popular de que "em boca fechada não entra mosquito", para que se mantenham calados antes de disseminarem bobagens pela mídia ou através de outros meios.

    TODOS AGROTÓXICOS PARA PRODUZIREM O EFEITO TÓXICO ESPERADO DEVEM TER AÇÃO SISTÊMICA.

    POR TANTO SE AS PESSOAS QUIZEREM SE LIVRAR DOS RESÍDUOS DOS AGROTÓXICOS O CAMINHO É O CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS.

    • Enquanto uns passam informações erradas, outros, usam de um vocabulário diferenciado e conhecimento científico para discutir entre alimento orgânico ou não orgânico, a maioria da população brasileira precisa escolher entre comer o que tem, ou passar fome, ou comprar o que o dinheiro pode pagar, isso é uma realidade.
      Mais nocivo à saúde é a arrôgância das pessoas que se acham superiores às outras. Para esta praga não tem agrotóxico que resolva….

    • O que é AÇÃO SISTÊMICA?
      Infelizmente nem todos tem acesso à agricultura orgânica, além de sr cara. Onde moro não tem. Estou de acordo que seu comentário é inoportuno. Comece você a dar o exemplo ficando de boca fechada. Que cada um cuide de si e largue a vida alheia. Se não pode ajudar saia de fininho.

    • Isso mesmo! A reportagem acima parece publicada nessas revistas femininas baratas que a Abril publica por aí. Já trabalhei neste tipo de revista e os editores não tem a menor preocupação com as fontes. Para se ter uma ideia, chegávamos a usar horóscopo de quatro anos passados. Matérias usadas há dois anos… O amigo tem razão! A única forma de reduzir agrotóxico é usar menos… Inocentes aqueles que acreditam em escovinhas, água sanitária, bicabornato … Brincadeira!

    • De acordo, é utopia. Quero saber: Enquanto forçamos o governo a melhorar a agricultura, o que deveremos comer? Passam-se os dias….e a fome bate. Tem muita gente p’ra comer e a lavoura tem pressa. Precisa-se equacionar esse problema.

  6. pra mim essas dicas nao sao validas. Seria muito melhor se as pessoas tivessem a consciencia desperta e começassem refletir. o certo seria nos nao corprar-mos alimentos com agrotoxicos e passarmos a exigir por alimentos saudaveis e sem agrotoxicos nos pontos de venda, enquanto aceitarmos tudo aquilo que eles nos dao para levar pra nossas mesas e nao termos a capacidade de escolher o nosso prorpio alimento teremos muitas + dicas desse modelo do tipo "se acostume com isso pois vc nao pode fazer nada para mudar essa situaçao" nao somos obrigados a tomar veneno pense nisso.

  7. Pingback: Fique por dentro Frutas » Blog Archive » Rota 83 » Blog Archive » Elimine os agrotóxicos das frutas …

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios (*)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>