Educação

Em ambiente escolar crianças com Síndrome de Down interagem melhor

Envie por e-mail

São Paulo – Seis crianças com Síndrome de Down e mais seis com desenvolvimento típico – isto é, sem comprometimento motor, cognitivo e sensorial – foram filmadas em quatro baterias, de 15 minutos cada, no ambiente de cinco escolas diferentes da rede municipal de ensino em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O resultado foi que as características de interação social dos dois grupos são semelhantes. O trabalho foi coordenado pela terapeuta ocupacional Patrícia Páfaro Gomes Anhão, em pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP).

Dentre as habilidades interpessoais, foram observadas a interação com outra criança, com o adulto, com objetivos, disputa de atenção da educadora, ocorrência de brigas ou agressões, a existência de autodefesa, o estabelecimento de contato inicial com outras pessoas, o brincar junto – com objetos diferentes e com o mesmo tipo de objeto. Já entre as habilidades de autoexpressão, foram analisadas o choro, o riso, ficar sozinho, cantar, imitar outras crianças e imitar a educadora ou os pais.

Em apenas dois comportamentos as crianças com a síndrome se diferenciaram do grupo com desenvolvimento típico: elas imitaram outras crianças com maior frequência. “Eles observam e copiam mais, mas de um jeito próprio. Esses resultados condizem com o que já foi descrito na literatura”. E, quanto ao comportamento de estabelecer contato inicial, o grupo com desenvolvimento típico apresentou maior frequência. A pesquisadora disse que talvez isso pode ser explicado pelo fato de as crianças com Síndrome de Down serem mais passivas. “Outros treze comportamentos analisados não apresentaram diferenças significativas.” As informações são da Agência USP de Notícias.

[ + ] Fonte: Terra Ciência e Saúde

Envie por e-mail
_ GIF Calados Femininos 300X250

22 thoughts on “Em ambiente escolar crianças com Síndrome de Down interagem melhor

  1. Olá ,sou Coordenadora de uma escola, e neste ano recebi uma aluna com 10 anos para cursar o 2º ano e preciso de uma ajuda em nos fornecer atividades que possam nos ajudar no processo de ensino aprendizagem da mesma que não foi alfabetizada. Muito obrigada e aguardo sua ajuda.

  2. Olá.
    estou começando a lecionar Inglês neste ano.
    E de começo tenho um desafio,ensinar Inglês (turma de 6º ano antiga 5ª série)para um aluno com síndrome de down. Help!!!
    Quero fazer um bom trabalho por isso solicito que enviem-me sugestões de atividades.
    Obrigado.
    Rosicléia

  3. Sou professora do ensino fundamental,minha sala é de terceiro ano, esse ano vou ter uma aluna especial(síndrome de Down) gostaria de receber sugestões de atividades e de avaliações se possível.

  4. Sou estagiária,atendo uma aluna com SD e dois alunos altstas, gostaria de receber sugestões de atividades para trabalhar com essas crianças. gratas pela atenção. suely

  5. Oi, sou professora e tenho um aluno com síndrome de down, gostaria se possível de sugestões de atividades, tenho muitas dúvidas.
    Obrigada. Diane.

    • WILKA TAMBÉM SOU PROFESSORA DO 3 ANO E TENHO UM DWAN COM 9 ANOS , GOSTARIA DE ATIVIDADES SE VOCÊ CONSEGUIU POR FAVOR ME MANDE., ROSIMEIRE,

  6. OLÁ,SOU PROFESSORA E GOSTARIA DE RECEBER SUJESTÕES DE ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE PARA TRABALHAR COM CRIANÇA COM SINDROME DOWN DE 0 Á 2 ANOS

  7. Gostaria de receber ajuda com atividades para alfabetizar alunos com Síndrome de Down e sugestões de jogos e atividades para a sala de recursos. Desde já meus agradecimentos.

  8. Sou professora do 3º ano do ensino fundamental I, recebi um aluno com Síndrome Down. Ele tem 13 anos e não reconhe letras e cores necessito de sua ajuda. Atenciosamente

  9. Boa Noite,

    Sou professora do curso normal e neste ano letivo de 2011 vou ministrar aulas na disciplina pedagógica de laboratório de educação especial e sua organização. Por isso, gostaria de sugestões de atividades e jogos para crianças portadoras de necessidades especiais. Será que posso contar com sua ajuda? Desde já muito obrigada.

  10. BOA TARDE!

    SOU PROFESSORA DE UMA ESCOLA REGULAR E COMEÇAREI A TRABALHAR NA SALA DE RECURSO DA ESCOLA DO MEU MUNICÍPIO,TEMOS NO NOSSO MUNICIPIO CRIANÇAS COM DOWN, DEFICIÊNCIA FÍSICA, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, PSICOSE INFANTIL, SURDEZ, BAIXA VISÃO.E, GOSTARIA DE ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM ESSAS CRIANÇAS. DESDE JÁ MUITO OBRIGADO!

  11. sou professora e trabalho na sala de recursos da minha escola, atendo alunos com deficiencia física, intelectual e sídrome de down, gostaria de alguns exemplos de atividades para trabalhar com essas crianças, para poder ajudar os professores regente, desde já muito obrigada!!!!

  12. Olá!!!

    Como as outras colegas de profissão, recebi um aluno com down, e não tenho atividades para trabalhar com ele. Vc me mostraria alguma sugestão para eu trabalhar com meu aluno.

    Obrigada

    SANDRA

  13. Ola

    sou professora do 2º ano, temos um aluno com sindrome de dow

    egostaria de receber sugestões de atividades para trabalhar

    com ele.

    grata pela atenção

    nilze

  14. Boa Noite!

    Sou professora do ensino fundamental,minha sala é de terceiro ano, tenho uma aluna de 12 anos de idade e especial(síndrome de Down) gostaria de receber sugestões de atividades e de avaliações se possível, pois a mesma chegou na escola e ainda não é alfabetizada e só conhece algumas letras e as cores, fala apenas palavras soltas. Me socorra por favor. Preciso de urgência.

    Obrigada!

    Atenciosamente,

    Sheila Vieira

  15. SOU PROFESSORA DO JARDIM E ESSE ANO VOU TRABALHAR COM CRIANÇA COM SINDROME DE DOWN GOSTARIA DE RECEBER ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA DESENVOLVER UM BOM TRABALHO OBRIGADA LU.

  16. Boa tarde!

    Sou professora do ensino fundamental,minha sala é de primeiro ano, tenho um aluno especial(síndrome de Down) gostaria de receber sugestões de atividades e de avaliações se possível.

    Obrigada!

    Atenciosamente,

    Neide Gomes.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios (*)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>