Evite falar ao celular quando ele estiver carregando

Recentemente um adolescente do estado de Goiás perdeu a vida eletrocutado dentro de casa quando falava ao celular. Como no momento do acidente chovia muito, é bem provável que uma descarga atmosférica (raio) tenha ocorrido no exato momento em que ele estava com o aparelho nas mãos.
Embora não seja a primeira vez que um fato deste tenha tirado a vida de uma pessoa, ele chama a atenção para o risco que há ao manusear, fazer ou atender qualquer ligação de um aparelho de celular quando este estiver conectado a rede elétrica.
Dependendo do lugar em que a pessoa reside, as instalações elétricas podem não ser apropriadas, principalmente se não houver um pára-raios adequado e/ou um bom aterramento que proteja a residência contra qualquer tipo de descarga.
Ainda sim, há o risco de sofrer com elas, afinal, não é à toa que especialistas recomendam tirar aparelhos elétricos da tomada quando estiver chovendo muito.

Para ter idéia do quão forte pode ser uma descarga oriunda de um raio, facilmente ela pode chegar aos 100 milhões de Volts. Imagine parte disso chegando a sua rede elétrica…

Portanto todo cuidado é pouco, se for inevitável falar ao celular quando ele estiver carregando, desconecte-o da tomada antes. Isso também serve para todos os outros aparelhos elétricos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *