Já é possível se cadastrar no sistema de Débito Direto Autorizado (DDA)

Publicado em Categorias Notícias

Será o fim das contas a pagar… Ou melhor, dos boletos, que segundo estatísticas, a cada 2 bilhões impressos são necessárias a derrubada de 374 mil árvores?

Pois bem, pelo menos é essa a intenção da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), que já adiantou: os clientes que quiserem se cadastrar no novo sistema poderão fazê-lo em suas respectivas agências. A novidade começa a valer daqui a três meses.

O sistema DDA foi uma iniciativa da própria FEBRABAN, tendo como intuito a significativa redução boletos impressos, pensando também na maior comodidade dos clientes que hoje já optam por pagar suas contas através de caixas eletrônicos e internet, teriam ao consultar em um único lugar todas as contas a pagar.

O que não se sabe é valor que o novo sistema poderá custar aos bolsos de cada um, afinal, uma vez eliminado os boletos, vão com eles as taxas (inconstitucionais na grande maioria) bancárias.

Também vale ressaltar que apenas contas como taxa de condomínio, planos de saúde, mensalidades escolares e cartões de crédito estarão disponíveis. Tarifas públicas, contas de água, luz e telefone ainda não farão do no sistema, pelo menos no início.

Vale torcer para que dê certo, claro, com um pé atrás, principalmente quanto ao valor que poderá ou não ser cobrado, isso dependerá de cada agência. No mais, quem também agradece é o meio ambiente, tendo vista a diminuição das derrubadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *