Lasanha light leva ricota, frango, abobrinha e molho de tomate natural

Hoje me vi inspirado em preparar uma lasanha sem massa de macarrão ou aquela fresca, e sim, algo mais leve. Optei por escolher abobrinha, mas também poderia ter usado berinjela. Enfim, para completar a receita, ricota, frango desfiado e molho de tomate natural, batido no liquidificador e levado à panela para apurar.

Vale a pena conferir a receita e experimentar fazer. Posso garantir que ficou uma delicia e bastante leve. O que faltou mesmo foi fazer uma maior…

Receita: Lasanha light de ricota, frango e abobrinha

Lasanha light de ricota, abobrinha e frango 0

Ingredientes

  • 1 kg de tomates maduros
  • 500 gramas de ricota fresca
  • 1 peito de frango desfiado
  • 3 abóboras Itália fatiadas
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 100 gramas de azeitona
  • ½ xícara de chá de cebolinha
  • 3 colheres de sopa de salsinha
  • Azeite
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

  1. Cozinhe o frango com um pouco de sal; uma vez cozido, apague o fogo, deixe esfriar e desfie-o.
  2. Numa panela, coloque 3 colheres de sopa de azeite e mais duas de cebola picada; após dourá-las, acrescente um pouco de cebolinha e mexa bem; logo em seguida despeje o frango desfiado. Mexa bem, acerte o sal, apague o fogo e reserve.
  3. Esfarele a ricota e reserve.
  4. Fatie as abobrinhas e coloque num refratário ou vasilha que as comporte sem transbordar; Ferva um pouco mais de um litro de água e despeje-a sobre as abobrinhas; Deixe uns dois minutos e escoe; reserve.
  5. Lave bem os tomates, retire as partes duras da raiz e despeje-os num liquidificador; Bata e faça um suco. Depois use um coador para separar o líquido das sementes e cascas, despejando-o numa vasilha; reserve.
  6. Numa panela, acrescente 5 colheres de sopa de azeite, a cebola picada e os três dentes de alho picados; doure-os e adicione a cebolinha e o suco de tomate. Será necessário deixar o molho apurar, processo este que leva em média 15 minutos. Depois do décimo minuto acrescente a metade das azeitonas picadas (a outra metade use para decorar), 1/4 de xícara de salsinha e acerte o sal.
  7. Ao finalizar o molho, misture a ele o frango desfiado; Mexa tudo muito bem e apague o fogo.
  8. Dando sequencia ao preparo, hora de montar a lasanha: despeje um pouco de molho num refratário e comece a fazer as camadas. A ordem ideal da montagem das camadas tem a seguinte sequencia: molho, abobrinha e ricota – como mostra a imagem abaixo.
  9. Lasanha light de ricota, abobrinha e frango 2
    Obs.: Repare a quarta e veja que alterei a posição das abaobrinhas.

  10. Após finalizar a montagem da lasanha, use papel alumínio para cobri-la; pré-aqueça o forno, acrescente a lasanha e deixe assar entre 30 a 40 minutos, numa temperatura de 230 graus.

Tempo de preparo: 1h30min

Serve: 6 pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *