MEC oferece bolsas de mestrado para professores de matemática

Professores de matemática que lecionam em escolas públicas poderão se inscrever em maio deste ano no único mestrado profissional semipresencial recomendado pelo Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O edital do exame de ingresso para a turma de 2013 tem previsão de 1.575 vagas.

Os professores precisarão fazer uma prova e os selecionados receberão uma bolsa da Capes no valor de R$ 1,2 mil. Atualmente 2,5 mil professores da rede pública estão no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), que é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Participam do programa 59 instituições de ensino superior nas cinco regiões, num total de 74 polos presenciais.

O mestrado tem duração de dois anos e a tese final obrigatória é uma monografia sobre experiência de matemática do ensino básico que tenha impacto na prática didática em sala de aula. “É um mestrado para fortalecer o ensino da matemática na educação básica. Não dá para termos no Brasil alunos analfabetos em números”, diz Hilário Alencar, presidente da SBM. Em fevereiro de 2013, concluirão o mestrado cerca de mil professores inscritos em 2011, na primeira chamada do programa.

Em contrapartida ao investimento do governo federal, os professores bolsistas devem atuar na escola pública nos cinco anos seguintes após a conclusão do mestrado. A prioridade do Profmat é para professores de escolas públicas, mas 20% das vagas poderão ser preenchidas por docentes da rede privada.

Hoje a Capes tem 380 mestrados profissionais no País, com 13 mil alunos matriculados. No entanto, na modalidade semipresencial, o Profmat é o único. O diretor de educação a distância da Capes, João Carlos Teatini, acredita que a expansão dessa modalidade será acelerada. Programas de mestrado profissional semipresencial, em outras áreas de ensino, como letras e química, estão em estudo na Capes.

Terra

1 pensamento em “MEC oferece bolsas de mestrado para professores de matemática”

  1. Boa Noite, MEU NOME É rEGINA E SOU PROFESSORA DE MATEMÁTICA NA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS. MORO EM LAGOA SANTA E JÁ TENTEI UMA VEZ UMA VAGA PARA FAZER O CURSO DE MESTRADO NA ÁREA DE MATEMÁTICA, E CGEQUEI A CONCLUSÃO QUE PRECISO ESTUDAR MUITO PARA ENTRAR E REALIZAR O MEU SONHO QUE É FAZER O MESTRADO. gOSTARIA SE POSSÍVEL ME ENVIAR SUGESTÕES DE ATIVIDADE E CONTEÚDO QUE EU PRECISO ESTUDAR. POR FAVOR ME AJUDE.
    MUITO OBRIGADO!SÃO JUDAS ABENÇÕE A TODOS VOCÊS.
    REGINA LÚCIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *