Músicas infantis estimulam a fala e a escrita

Pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) com crianças do ensino fundamental mostra que as histórias infantis e as cantigas de roda, inclusive o “Atirei o pau no gato”, fazem muito mais por uma criança do que apenas entreter. O desenvolvimento da fala, e consequentemente da interpretação e produção de textos, evoluem no compasso dos diálogos com os pais e com as brincadeiras verbais da infância. O estudo é endossado pela presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia, Cláudia Mara Graça, que trabalha no tratamento de alunos com dificuldade de aprendizado.

Doutor pela faculdade de educação da USP e coordenador da pesquisa “Alfabetização e leitura a partir da oralidade”, Claudemir Belintane mostrou a professores da rede pública do Rio, em um seminário recente, o resultado do estudo feito durante um ano com 40 crianças de primeira a quarta série de escolas da periferia de São Paulo. Os alunos não alfabetizados ao longo dos quatro anos – “um número alto”, nas palavras de Claudemir – apresentaram dificuldade de memorização e narração de histórias simples, como lendas e contos, “indicados para crianças de idade inferior”.

“Nesse período, houve uma melhora da comunicação oral muito precária. São alunos mais predispostos à fala comunicativa do que a qualquer tipo de texto”, afirmou Belintane.

Ao contrário da fala, que é fragmentada, os textos apresentados aos alunos possuíam início, meio e fim, assim como rima, jogo de palavras, trocadilhos, brincadeiras e outros recursos estéticos, que os estudantes tinham dificuldade de assimilar, embora, normalmente, sejam memorizados junto com a apreensão da linguagem, a partir dos 2 anos.

“A oralidade não se fundamenta na conversa cotidiana. É produto do conjunto de histórias, lendas, advinhações e rimas infantis. São habilidades de linguagens que preparam as bases para a escrita”, define o pesquisador.

Em nenhuma criança do grupo foi diagnosticado problema neurológico. Muitas, porém, têm problemas familiares “sérios, que geraram questões psíquicas profundas”, como abandono, falta de atenção e maus tratos.

“São crianças que não recebem a carga de linguagem dada a outras. As pessoas se comunicam com elas no imperativo: se manda, sai fora, cala a boa etc”, explica. “As que desde cedo brincam com a palavra, ouvem cantigas de ninar, que têm um tratamento estético, conseguem desenvolver uma linguagem muito mais rica”.

Alfabetização após 1ª série é mais difícil

À medida que a criança se afasta da primeira série sem ser alfabetizada, se torna, proporcionalmente, mais reticente à escrita. Um agravante é a troca das fontes de cultura oral -das brincadeiras de roda e a família- para a mídia e a indústria fonográfica, por meio de programas de TV e DVDs, nem sempre educativos. O método proposto por Claudemir aos professores para resgatar o interesse e melhorar a oralidade dos alunos é a brincadeira presencial.

“Empregamos uma estrutura de ensino que recompõe a deficiência em todas as aulas, até os 5 anos. As cantigas preparam as bases para o gosto pela palavra e pela leitura, as entrada da escrita”, defende.

A presidente do Conselho Regional de Fonaudiologia, Cláudia Mara Graça, usa brincadeiras, jogos e cantigas de roda como recursos terapêuticos para tratar distúrbios de aprendizado, problemas de linguagem, leitura e escrita.

“As cantigas têm uma sequência musical associada a movimentos que estimulam a fala e a percepção da audição e do corpo” ressalta Cláudia. Ela cita, dentre outras, a canção “Escravos de Jó”, por causa da sequência de movimento, de regras de linguagem e estímulos à coordenação motora.

[ + ] Fonte: Agência JB

89 pensamentos em “Músicas infantis estimulam a fala e a escrita”

  1. Gostaria de receber atividades e recursos lúdicos para trabalhar com a turma do 2º ano, pois estão com difilculdades de aprendizagem. Ficarei muito agradecida pela colaboração. O ALUNO TEM 8 ANOS ESTYA NO 2º ANO COM GRANDE DIFICULDADE DE FALA E APRENDIZAGEM GOSTARIA DA=E SABER COMO POSSO AJUDA-LO MELHOR TENHO PESQUISADO BASTANTE

  2. Sou professora e trabalho com o 2º ano. Gostaria de receber sugestões de como trabalhar música com os alunos já que a mesma está sendo introduzida este ano em nossa escola. Desde já lhes agradeço.

  3. Olá Rafael, sinto-me privilegiada de continuamente ser uma pesquisadora da net. Encontrei seu site partilhei com outras colegas este grande achado.E sempre vc me envia textos e sugestões que tem preenchido minha prática pedagógica. Adoro novidades e pra mim a receita é perfeita. bjs

  4. Olá! Vcs estão de parabéns, isso sim é companheirismo é amor pelo que faz, pelo ideal e pelo dom que DEUS concedeu! Se possível gostaria de estar recebendo atividades lúdicas para trabalhar com crianças entre 02 à 04 anos…
    Desde já agradecida,
    Estelita

  5. Gostaria de receber atividades e recursos lúdicos para trabalhar com a turma do 2º ano, pois estão com difilculdades de aprendizagem. Ficarei muito agradecida pela colaboração.

  6. estou tentando montar um projeto para desenvolver com as cças do segundo ano ( fundamental) sobre o meio ambiente, algum colega que já tem um projeto nesse sentido pode me enviar pra me auxiliar com novas idéias? desde já agradeço.

  7. Recebi de presente um grande desafio trabalhar com 35 crianças de 7,8 e 9 anos,eles estão no 2 ano do ensino fundamental,tem 5 especiais,de síndrome de dow,hiperativo e déficit de aprendizagem,sendo o maior numero de meninos,ou seja 23 meninos e 12 meninas,a maioria ainda não conhece todas as letras do alfabeto.Preciso muito da ajuda de vocês, com dinâmicas,atividades,ficaria muito agradecida,pois gosto do faço e quando me disponho quero fazer o máximo para que o retorno seja o melhor possível,muito obrigada desde já,abraços

  8. tenho observado que a cada ano que passa mais analfabetos funcionais estamos criandos nas escolas e nossa responsabilidade se torna maior em sanar dificuldades que se acumulam ao longo da jornada educacional.como ajudar crianças que conhecem as letras porem nao fazem junçao das silabas ou quando decodificam as palavras nao interpretam e nao compreendem o que o uqe leram ou melhor decodificaram

  9. Sou professora e trabalho com uma turma de aceleração, com alunos de faixa etária de 9 até13 anos, preciso de uma ajuda com atividades diversificadas!!
    muito obrigada…. silda

  10. Desejo adquirir atividades do C.A (1° ano do ensino fundamental), para passa para o meu filho; Estou com dificuldades de fazer ele conhecer o alfabeto.

  11. Olá sou professora de 2º ano, gostaria de receber sugestões de atividades de geografia, ciências, religião e história, e também já que tenho em minha sala de aula uma criança com Síndrome de Down, gostaria que me dessem sugestões de como usar estratégias de ensino, que contribuam com a aprendizagem significativa da leitura e escrita; pois percebi que ela não domina a escrita e a leitura. Por favor me dêm sugestões. Por favor envie para o meu email, obrigada

  12. olá,sou estudante de Pedagogia, gostaria de receber sugestões de músicas,brincadeiras,jogos e histórias para educação infantil anos iniciais a fim de elaborar meu portfólio.Grata.

  13. Adoro trbalhar c/ músicas, parlendas,poesias,estou c/ uma turma de 1 ano, gostaria de receber atividades sobre estes tema. parabéns por esse trabalho .

  14. SOU PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL I e gostaria de receber sugestões de atividades lúdicas de alfabetização e matemática pois trabalho com reforço escolar

  15. Olá estou trabalhando com Projeto de Tempo Integral com alunos de 3°,4° e 5° ano todos juntos e estou com dificuldades de estar prendendo o máximo possivel da atenção dele, pois as vezes não querem nada com nada, gostaria de sugestões de jogos matemáticos, dinâmicas e atividades bem ludicas pra prender mais a atenção e obter um melhor resultado!!!!! Se puder me enviar pelo e-mail.

    Obrigado!

  16. Que legal!

    Gostaria de poder compartilhar dicas e sugestões de músicas, cantigas, jogos e atividades para a turma de alfabetização.

    Abraços.

  17. Oi, sou professora e necessito com urgência de sugestões de atividades de

    para o 2º ano do fundamental I.

    De preferência atividades lúdicas. gostaria também de receber dicas de atividades para os alunos do ensino infantil, pois gostaria de desenvolver um trabalho educativo e que seja significativo para que depois os educandos não sintam dificuldades de aprendizagem.

  18. Olá ! Estou com uma turminha do 3º ano do fundamental,e nunca trabalhei com crianças com Síndrome de Daw,e agora tenho um aluno e gostaria que me dessem sugestões de como usar estratégias de ensino, que contribuam com a aprendizagem significativa da leitura e escrita; pois percebi que ele não domina a escrita e a leitura. Por favor me dêm sugestões. Por favor envie para o meu email, obrigada.

  19. estou começando numa escolinha de alfabetização, gostaria de receber dicas de atividades, para crianças que tem dificuldades de aprendizado. desde de já agradeço.

  20. Olá,

    Sou professora alfabetizadora, gostaria de receber atividades lúdicas, voltadas para a alfabetização (leitura e escrita). Desde já agradeço!!!

  21. Olá! Gostaria de receber dicas de atividades para os alunos do ensino infantil, pois gostaria de desenvolver um trabalho educativo e que seja significativo para que depois os educandos não sintam dificuldades de aprendizagem. Obrigado, aguardo ansiosa pelos resultados.

  22. oi gostaria d receber dicas e atividades de alfabetização para adultos de 3ºidade,alguns tem dificuldades em reconheçer as letras,ficarei muito grata pela ajuda.

    obrigada

  23. Gostei muito do que li neste site. Sou acadêmica de Pedagogia 3º ano. Pretendo fazer meu TCC, sobre o uso do lúdico (cançoes ou fabulas) na alfabetização. Se possivel me mandem algumas sugestoes. Agradecida.

  24. Olá, assim como as colegas acima relacionadas também estou angustiada, tenho uma turma de 3º ano, e esta semana recebi uma menina com simdrome de down que ainda não le. Peço ajuda,já estamos na reta final e gostaria muito de ajuda-la.

  25. Trabalho com crianças da educação infantil gostaria de receber dicas de brincadeira lúdicas para trabalhar com meus pequenos.Made pelo meu e-mail. desde ja obrigada

  26. SOU ESTUDANTE DE PEDAGOGIA E GOSTARIA QUE ME ENVIASSE EXEMPLOS DE ATIVIDADES PEDAGOGICAS PARA AS SÉRIES INICIAIS. TERIA QUE SER DENTRO DO CONTEXTO " O INEP NO CONTEXTO DAS POLITICAS DO MEC" PARA FAZER UM TRABALHO NA FACULDADE. DESDE JÁ OBRIGADO!

  27. Bom dia, tenho um filho com epilepsia e dificuldade de aprendizagem gostria de receber uma dicas para que eu possa ajuda-lo….grata

  28. eu gostaria de saber se as crinças tem mais facilidade em aprender usando a musica ou figuras?

    pois estou fazendo um trabalho e precizava saber!

  29. sou estudante de pedagógia, adorei este site, gostaria que me enviassem atividades para crianças com dificuldade na aprendizagem.

    beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *