Músicas infantis estimulam a fala e a escrita

Pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) com crianças do ensino fundamental mostra que as histórias infantis e as cantigas de roda, inclusive o “Atirei o pau no gato”, fazem muito mais por uma criança do que apenas entreter. O desenvolvimento da fala, e consequentemente da interpretação e produção de textos, evoluem no compasso dos diálogos com os pais e com as brincadeiras verbais da infância. O estudo é endossado pela presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia, Cláudia Mara Graça, que trabalha no tratamento de alunos com dificuldade de aprendizado.

Doutor pela faculdade de educação da USP e coordenador da pesquisa “Alfabetização e leitura a partir da oralidade”, Claudemir Belintane mostrou a professores da rede pública do Rio, em um seminário recente, o resultado do estudo feito durante um ano com 40 crianças de primeira a quarta série de escolas da periferia de São Paulo. Os alunos não alfabetizados ao longo dos quatro anos – “um número alto”, nas palavras de Claudemir – apresentaram dificuldade de memorização e narração de histórias simples, como lendas e contos, “indicados para crianças de idade inferior”.

“Nesse período, houve uma melhora da comunicação oral muito precária. São alunos mais predispostos à fala comunicativa do que a qualquer tipo de texto”, afirmou Belintane.

Ao contrário da fala, que é fragmentada, os textos apresentados aos alunos possuíam início, meio e fim, assim como rima, jogo de palavras, trocadilhos, brincadeiras e outros recursos estéticos, que os estudantes tinham dificuldade de assimilar, embora, normalmente, sejam memorizados junto com a apreensão da linguagem, a partir dos 2 anos.

“A oralidade não se fundamenta na conversa cotidiana. É produto do conjunto de histórias, lendas, advinhações e rimas infantis. São habilidades de linguagens que preparam as bases para a escrita”, define o pesquisador.

Em nenhuma criança do grupo foi diagnosticado problema neurológico. Muitas, porém, têm problemas familiares “sérios, que geraram questões psíquicas profundas”, como abandono, falta de atenção e maus tratos.

“São crianças que não recebem a carga de linguagem dada a outras. As pessoas se comunicam com elas no imperativo: se manda, sai fora, cala a boa etc”, explica. “As que desde cedo brincam com a palavra, ouvem cantigas de ninar, que têm um tratamento estético, conseguem desenvolver uma linguagem muito mais rica”.

Alfabetização após 1ª série é mais difícil

À medida que a criança se afasta da primeira série sem ser alfabetizada, se torna, proporcionalmente, mais reticente à escrita. Um agravante é a troca das fontes de cultura oral -das brincadeiras de roda e a família- para a mídia e a indústria fonográfica, por meio de programas de TV e DVDs, nem sempre educativos. O método proposto por Claudemir aos professores para resgatar o interesse e melhorar a oralidade dos alunos é a brincadeira presencial.

“Empregamos uma estrutura de ensino que recompõe a deficiência em todas as aulas, até os 5 anos. As cantigas preparam as bases para o gosto pela palavra e pela leitura, as entrada da escrita”, defende.

A presidente do Conselho Regional de Fonaudiologia, Cláudia Mara Graça, usa brincadeiras, jogos e cantigas de roda como recursos terapêuticos para tratar distúrbios de aprendizado, problemas de linguagem, leitura e escrita.

“As cantigas têm uma sequência musical associada a movimentos que estimulam a fala e a percepção da audição e do corpo” ressalta Cláudia. Ela cita, dentre outras, a canção “Escravos de Jó”, por causa da sequência de movimento, de regras de linguagem e estímulos à coordenação motora.

[ + ] Fonte: Agência JB

89 pensamentos em “Músicas infantis estimulam a fala e a escrita”

  1. sou alfabetizadora do programa cidadao nota 10 do governo, gostaria de receber atividades para alfabetizacao de jovens e adultos. obrigada

  2. sOU PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL I e gostaria de receber sugestões de atividades lúdicas de alfabetização,pois trabalho com crianças com idade avançada fora da faixa etária para a série que estão cursando.SE FOR POSSIVEL ENVIE PARA O MEU EMAIL,DESDE JÁ AGRADEÇO.

  3. Por favor gostaria de receber algumas liçoes para ajudar meu filho que nao consegue reconhecer as letras, algumas musicas, liçoes, alguma coisa que realmente eu possa ajuda-lo, desde ja muito obrigada… Juliana

  4. OI ADOREI O SITE, VOU INICIAR UM REFORÇO ESCOLAR COM AS SERIES 3ºE 4º ANO OS ALUNOS APRESENTAM MUITA DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM,E TODOS ESTÃO EM NIVES DIFERENTES E É UMA CLASSE COM 30 ALUNOS. GOSTARIA DE RECEBER POR EMAIL SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE LINGUA PORTUGUESA UM ABRAÇO.

  5. OLÁ ESTOU TRABALHANDO COM REFORÇO DO 2ºe 3º anos e gostaria de receber sugestões de atividades de língua portuguesa, qual a quantidade de alunos por turma que devo trabalhar para um melhor rendimento?PRECISO URGENTE OS ALUNOS APRESENTAM MUITAS DIFICULDADES.UM abraço..

  6. Adorei o site. Genial para nós professores.

    Sou professora da rede pública em REdenção no Pará e gostaria de receber em meu email material destinado ao nível II (5 anos) e também do 2º ano no Ensino Fundamental.

    Agradeço a gentileza.

  7. gostaria de receber atividade pelo meu E-MAIL PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADE EM CONHECER AS LETRAS na primeira serie, gostaria de ideias de oficinas para trabalhar em horário diferenciado .

  8. Esse portal é maravilhoso nos ensina muito apenas com uma boa leitura já sonseguimos sugar algumas idéias.

    Parabéns.

  9. Boa Noite!

    Estou com aulas de reforço 1º ano é preciso alfabetizalos urgentemente!Fiz a sondagem eles tem muitas dificuldades, não reconhecem nem as letras do alfabeto.Gostaria de obter sugestões atividades para aulas de reforços para 1º ano, “alfabetização”, com as quais possamos ver: separação de sílabas, alfabetos,listas diversas.

    Muito obrigada, abraços.

  10. Olá estou gostando do site foi a primeira vez que acessei e estou achou muito instrutivo, gostaria de receber atividades pra o ensino infantil e músicas , pois estou trabalhando como supervira dessa modalidade e estou sentindo dificuldades pra ajudar os professores. Um abraço, Rosinete

  11. Olá, moro em Mãe do Rio – PA e trabalho com crianças de 1º. Gostaria de sugestões de atividades lúdicas e canções para favorecer o reconhecimento de letras e números e consequentemente a alfabetizaçaõ.

    Obrigada.

  12. moro em Venturosa-Pe e gostaria de receber atividade pelo meu E-MAIL PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADE EM CONHECER AS LETRAS e OS NÚMEROS pois já fiz de tudo e eles não conseguem aprender já estou deseperada com a situação.Grata pela ajuda ,beijos.

  13. Gostaria que me enviasse textos para alfabetização por e-mail pois estou comdificuldades para recuperar crianças do 2º ano que não aprenderam a ler.

  14. estou no primeiro periodo de matematica gostaria de receber sugestões no meu E-MAIL PARA CRIANÇAS CON DIFICULDADE EM LER E ESCREVER.

  15. Olá, eu sou estudante de Letras e estou no terceiro período. Nunca trabalhei, nem estagiei, mas ontem eu fui aceita para uma vaga de estágio em uma escola municipal do Rio de Janeiro. Eu trabalharei com reforço escolar para crianças do primeiro ao nono ano. Entretanto recebi a notícia de que existe uma turma de sexto ano que possui muitos alunos que são analfabetos funcionais, conseguem decifrar os códigos, mas não são capazes de interprtá-los. Essa realidade me deixou bastante assustada, porque estou começando agora, não tenho nenhuma experiência no assunto e não imagino como devo começar um trabalho de alfabetização com crianças de idades tão avançadas. Diante disso, se fosse possível, gostaria de receber sugestões em meu e-mail de como posso começar um trabalho eficiente e que seja atraente para esses alunos.

  16. Gostaria de obter sugestões atividades para aulas de reforços para cças de 2º ano, "alfabetização", com as quais possamos ver: separação de sílabas, alfabetos,listas diversas com nomes da vivência das cças. Muito obrigada.

  17. Sou professora da Ed.infantil e tambem do Ens. Fundamental gostaria de receber atividades,e sujestões de tema para projeto. Desde ja muito obrido a todos .bjs

  18. Sou professora e trabalho com o Projeto. Na escola onde atuo, me depareinovamente esse ano com alunos com muita dificuldade de aprendizagem. Num total de 25 alunos somente 6 participam e conseguem produzir afetivamente das atividades.

    ME AJUDEM EM SUGESTÕES OU NOVAS PROPOSTAS QUE TRAGAM BONS RESULTADOS AOS MESMOS.

    GRATA.

    JANE PORTO

    RIBEIRÃO DAS NEVES/MG

  19. goataria de receber no meu e-mail sugestões de como trabalhar com alunos com dificuldade em ler, escrever da primeira série do ensino fundamental e tambem o que eu posso fazer para ajudar minha filha de um ano e seis meses a falar uma vez que ela não apresenta nenhum disturbio. Obrigada.

  20. Gostaria muito de receber por e-mail, músicas, atividades artísticas e lúdicas que pudessem auxiliar meu trabalho com alfabetização de crianças com defasagem, pois estão no 4o. ano e não sabem ler e escrever.

  21. Olá, sou da cidade de Rio Grande- RS e gostaria muito de receber por e-mail músicas que pudessem me auxiliar em meu tabalho. recebi este ano munhi primeira turminha para trabalhar com alfabetização. tudo q poder ser enviado ajudará muito. Grata.

  22. olá gostei muito deste site, portanto gostaria de receber atividades para o 2 ao 5 ano deo ensino fundamental.

    desde ja´agradeço.

  23. OI, DOU AULA AO 2º ANO E GOSTARIA DE SUGESTÕES URGENTES PARA MINHAS AULAS, COMO MUITAS COMPANHEIRAS QUE LI. ESPERO QUE ME AJUDE PELO EMAIL. OBRIGADA. DORES!!!!!!!!!!!!!!!

  24. dou aula para alunos da 3º serie 4º ano e a maioria na sabe ler nem escrever corretamente preciso de ajuda e sugestoes agardo anciosa.

  25. Sou professora, moro em Tianguá.. e este ano de 2010 estou salas multiserriadas 4ºe 5º ano, numa realidade de crianças ainda com dificuldades da leitura e escrita. gostaria de receber sugestões de atividades, diversificadas e apropriadas a essa realidade.

    abraços.

  26. Olá, trabalho com crianças de 3º ano com dificuldade de aprendizagem, aulas de reforço. Gostaria de sugestões de atividades lúdicas e canções para favorecer o reconhecimento de letras e números e consequentemente a alfabetizaçaõ, já que alguns não são alfabeitzados.

    Obrigada.

  27. Oi, adorei essa materia,gostaria de receber atividades do 2ºano e sugestões de cantigas para essa serie, se possível envie para o meu E-MAIL.obrigada

  28. OI, SOU PROFESSORA DO SEGUNDO ANO E GOSTARIA DE RECEBER PELO MEU E-MAIL ATIVIDADES DIVERSIFICADAS E LÚDICAS, POIS ESTOU TENDO MUITA DIFICULDADE PARA ALFABETIZAR MEUS ALUNOS, POR FAVOR ME AJUDEM OBRIGADA E BJS.

  29. Gostaria de receber atividades para o 2ºano séries iniciais (antiga 1ºsérie e jardim urgente. para pré estágio principalmente atividades lúdicas para o jardim. Obrigada.

  30. Gostaria de atividades para minha filha de 6 anos que ainda tem dificuldades para juntar sílabas e ler, também traçar letra cursiva.obrigada!

  31. Trabalho com educandos de faixa etária variadas,faço um trabalho de acompanhamento pedagógico intensivo e gostaria de receber sugestões para variados tipos de dificuldades de aprendizagem.

    Atenciosamente,

    a mesma

  32. Oi, sou professora e necessito com urgência de sugestões de atividades de qualquer tipo para 1º, 2º ano alfabetização.

    De preferência atividades lúdicas. URGENTE!!!!!!!!!!!!

  33. Olá, trabalho com crianças de 1º, 2º e 3º ano com dificuldade de aprendizagem, aulas de reforço. Gostaria de sugestões de atividades lúdicas e canções para favorecer o reconhecimento de letras e números e consequentemente a alfabetizaçaõ, já que alguns não são alfabeitzados.

    Obrigada.

  34. Sou professora a trabalho com alunos com sindrome de down e estou tendo dificuldades para encontar atividades de alfabetização. Já que eles tem 5 anos e estão no pré III e nunca frequentaram escolas. Qualquer material ou site que puder me indicar eu agradeço muito. Já li bastante sobre a síndrome mas o processo de alfabetização é completamente diferente, até por que fazer esses alunos pararem para tentar raciocinar já é uma luta, no dia a dia. Se juder me ajudar eu lhe agradeço…..

  35. Moro em Colmeia -TO e gostaria de receber modelos de atividade de matematica pelo o meu E-mail para trabalhar no 2°ano do ensino fundamental atividades diversificadas

  36. Moro no município de Conceição do Araguaia-PA e gostaria de receber músicas infantis ou programas audivisuais musicais, pois tenho um filho autista com 2anos e 7 meses e ainda não fala e que foi criado por meio de músicas, sei que a música estimula seu corpo a falar (como correr, gritar, sorrir, dormir e se alimentar), mas preciso que ele se expresse verbalmente, sou professora e no momento meu filho ainda não faz tratamento com fonoaudiologo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *