Novartis anuncia que vacina contra gripe suína estará disponível a partir de setembro

Dois dia após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a pandemia na nova gripe, a empresa suíça Novartis anunciou que a vacina contra o vírus influenza A H1N1 estará disponível em cerca de três meses. A farmacêutica afirmou que as doses devem estar prontas para o mercado em setembro ou outubro, antes do período do ano em que a incidência de gripe aumenta no Hemisfério Norte.

Os testes clínicos da vacina vão começar no mês que vem. A Novartis conseguiu produzir a cepa do vírus da nova gripe antes do tempo inicialmente previsto. A empresa informou que os testes com o H1N1 mostraram que a cultura em células é mais rápida do que a feita em ovos. A fábrica em Marburgo, na Alemanha, tem, de acordo com a Novartis, potencial para produzir milhões de doses por semana.
IMUNIZAÇÃO
Cepa do vírus da nova gripe foi cultivada em laboratório

Segundo estimativas, da OMS, a indústria farmacêutica tem capacidade para produzir 4,9 bilhões de doses por ano. Isso significa que parte da população mundial de 6,5 bilhões de pessoas ficará desprotegida. A situação pode ser mais grave caso sejam necessárias mais de uma dose da vacina para a imunização.

Outras empresas farmacêuticas também obtiveram amostras do novo vírus há algumas semanas para a produção da vacina. A Glaxo afirmou que seria capaz de disponibilizar de 150 milhões a 180 milhões de doses e doar 50 milhões à OMS, para países em desenvolvimento. As ações da Novartis e do setor estão em alta nesta sexta-feira (12) nos mercados europeus.

[ + ] Fonte: Época

1 pensamento em “Novartis anuncia que vacina contra gripe suína estará disponível a partir de setembro”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *