O mito sobre o leite longa vida

A revista do Compre Bem, de circulação gratuita, divulgou uma matéria sobre o leite longa vida, cuja qualidade há muitos anos é colocada em xeque por conta de um número impresso no fundo de sua embalagem.

Muito dizem que este número pode indicar um reprocessamento do leite, ou seja, uma vez não vendido no comércio, ele volta para indústria para sofrer um novo tratamento a fim de ser colocado para venda novamente. Assim sendo, a embalagem passaria a conter outra numeração, indicando este reprocessamento.

Pois bem, para acabar com este mito, a diretora de Comunicação da Tetra Pak, Elisa Prado, explicou na matéria, que esta numeração impressa vai de 1 a 7 (foto), e serve apenas como medida preventiva, um código adotado por fabricantes de embalagens para garantir a segurança dos alimentos contidos nelas.

Fundo da embalagem do leite longa vida

Antes de ser envasado nessas embalagens, o leite passa por um processo de ultrapasteurização (UHT), cujo aquecimento chega a 145 graus e, depois de 2 a 3 segundos, volta para temperatura ambiente para ser embalado. Isso serve para eliminar todos e quaisquer micro-organismos presentes.

Depois dessa acho que podemos tomar nosso leite de todos os dias tranquilamente, não é mesmo? Ou você ainda acredita que as numerações das embalagens vão além do que o explicado? Opine!

12 pensamentos em “O mito sobre o leite longa vida”

  1. Penso que quem tem que responder isso não não é o fabricante de embalagens, e sim, o laticínio.
    Eu ainda não encontrei no mercado, embalagens com os números 6 e 7.
    Só entram em promoção ( qualquer marca ) os números 3, 4 e 5.
    Por que o 1 e o 2 nunca estão em promoção?
    São essas questões que intrigam o consumidor.

  2. Para os encrenqueiros de plantão, ficaria mais caro reprocessar o leite do que jogar fora, quem conhece o processo sabe. O leite vencido volta para o fabricante, assim como qualquer produto que vence, a responsabilidade é do fabricante, que deve dar o destino final. Na pior das hipóteses, a Tetra Pak não interfere no processamento dos alimentos, apenas fornece a embalagem, que o cliente recebe exatamente da forma como vemos no mercado, com todas as impressóes, exceto da validade. Se fosse pra revalidar seria mais fácil apagar a validade (na parte de cima da embalagem) e reimprimir.

    Quem insiste nessa história é um completo ignorante.

  3. Bem, e o leite vencido no supermercado, para onde vai?

    Alguém já viu algum supermercado, fazendo a troca e com cartazes:

    "Aqui o Leite Vencido vai para os porcos, nós garantimos".

    Pergunte para alguém que trabalha no supermercado, para onde vai o leite vencido, e conclua.

  4. Magno, segundo a diretora de Comunicação da Tetra Pak, Elisa Prado, essa numeração serve apenas como medida preventiva, um código adotado por fabricantes de embalagens para garantir a segurança dos alimentos contidos nelas.

  5. è muito bom, essa máteria, pois não tenho essapreocupação fiz curso com a Tetra Park sobre embalagens e ficou bem claro q não tem nada a ver com o produto .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *