O valor do ensino infantil no desenvolvimento das crianças

O ensino infantil tem recebido mais importância nos últimos anos no País. Se até há alguns anos a preocupação com o aprendizado da criança costumava acontecer a partir do momento em que ela completava 6 anos e entrava na pré-escola, esse panorama tem mudado bastante.

Segundo os educadores, os primeiros anos de vida também são anos de educação. A construção da inteligência, bem como a aquisição de habilidades, são desenvolvidas nessa fase. Por isso, é importante que a criança tenha acesso a conteúdos lúdicos e possa socializar e ter experiências sensoriais e motoras. Não se trata de acelerar a aprendizagem, mas de trabalhar o que a criança já pode absorver.

O essencial, segundo os especialistas, é que isso aconteça em instituições de caráter educacional e não assistencial, como ainda é comum no Brasil. Creches e escolas, no entanto, devem apenas complementar e não substituir a família.

[ + ] Estadão

5 pensamentos em “O valor do ensino infantil no desenvolvimento das crianças”

  1. Realmente a família é o alicerce para qualquer criança.Nós educadores temos importante função para a formação da criança;é um trabalho conjunto.

  2. Se a criança tiver uma boa base na família em termos de amor, carinho,respeito e valorização dos pequenos progressos com estímulos intencionais, o processo de letramento é uma sequencia e/ou consequencia e ocorre de uma maneira natural e gostosa.

  3. Com certeza, a família é a base da educação de qualquer criança, nos professores somente instruirmos para desenvolver conteúdos escolares . Os valores vem de berço,continua sendo responsabilidade da família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *