Olimpíada de Matemática está com inscrições abertas

Publicado em Categorias Educação

Termina no dia 30 de março, as inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2012), que premia alunos, professores, escolas e secretarias de educação dos alunos.

Promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a competição é destinada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais.

Inscrição

A inscrição deverá ser feita pelas escolas, que terão que preencher um formulário disponível no site www.obmep.org.br

Provas

As provas são divididas em duas fases, sendo que a primeira serve de classificação para a segunda.

De acordo com o calendário divulgado pela OBMEP, a primeira prova ocorrerá no dia 5 de junho, e a segunda 15 de setembro. Ambas se caracterizam por questões de múltipla escolha, diferenciadas por níveis (1, 2 e 3).

Premiação

Os melhores alunos, professores, escolas e secretarias de educação da segunda fase, receberão prêmios. A saber:

Alunos: serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze de acordo com a classificação em cada nível (1, 2 e 3).

Professores: serão premiados com tablets, placa de homenagem e uma assinatura anual (3 exemplares) da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM) de acordo com o critério de pontuação de seus próprios alunos.

Escolas: serão premiadas três escolas (por estado) com 1 (um) computador, com pacote de programas livres relacionados ao ensino de matemática, e uma impressora de acordo com o critério de pontuação de seus alunos.

Secretarias: duas secretarias por estado participante receberão troféus de acordo com à pontuação das suas respectivas escolas municipais inscritas na segunda fase da OBMEP.

Em 2011

De acordo com o site da OBMEP, em 2011, cerca de 18,7 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados.

Para obter maiores informações sobre a 8ª Olimpíada de Matemática (OBMEP 2012), acesse:

www.obmep.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *