Os níveis da alfabetização

Primeiro nível → Pré-silábico I

Nesse nível o aluno pensa que se escreve com desenhos. as letras não querem dizer nada para ele. a professora pede que ele escreva “bola”, por exemplo, e ele desenha uma bola.

Segundo nível → Pré-silábico II

O aluno já sabe que não se escreve com desenhos. ele já usa letras ou, se não conhece nenhuma, usa algum tipo de sinal ou rabisco que lembre letras.
Nesse nível o aluno ainda nem desconfia que as letras possam ter qualquer relação com os sons da fala. ele só sabe que se escreve com símbolos, mas não relaciona esses símbolos com a língua oral. acha que coisas grandes devem ter nomes com muitas letras e coisas pequenas devem ter nomes com poucas letras. acredita que para que uma escrita possa ser lida deve ter pelo menos três símbolos. caso contrário, para ele, “não é palavra, é pura letra”.

Terceiro nível → Silábico

O aluno descobriu que as letras representam os sons da fala, mas pensa que cada letra é uma sílaba oral. se alguém lhe pergunta quantas letras é preciso para escrever “cabeça”, por exemplo, ele repete a palavra para si mesmo, devagar, contando as sílabas orais e responde: três, uma para “ca”, uma para “be” e uma para “ça”

Quarto nível → Alfabético

O aluno compreendeu como se escreve usando as letras do alfabeto. descobriu que cada letra representa um som da fala e que é preciso juntá-las de um jeito que formem sílabas de palavras de nossa língua.

7 pensamentos em “Os níveis da alfabetização”

  1. Boa tarde, tenho um filho de 7 anos e outra de 3. Gostei muito de tudo que vi , vc está de parabéns. Tudo foi de grande ajuda para ajudar na alfabetização deles.
    Obrigada pela ajuda

  2. gostaria de sugestões para trabalhar com os pquenos no 2º semestre, pois, sempres trabalhei commo primeiro, nao sei se posso trabalhar mais alfabetizando ou se sigo o mesmo ritimo , mais leve atividades como pinturas, escrita do alfabeto representação dos numerais,etc. por favor me de uma sugestão. obrigada eliana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *