Pense mil vezes antes de comprar um celular Nokia

Vou descrever aqui uma situação angustiante que estou vivendo por conta de um aparelho de celular Nokia N95.

Tal aparelho sempre foi um grande sonho de consumo, onde somente em dezembro do ano passado, após quase um ano pesquisando, consegui comprá-lo.

A experiência de ter um celular cheio de funções, com câmera integrada, mp3, rádio FM, wi-fi e mais uma infinidade de recursos, foi maravilhosa, pelo menos até o momento em que, sem motivo aparente, ele apresentou problemas.

  • Primeiro o cartão de memória deixou de funcionar.
  • Semanas depois do problema com o cartão o celular ficou com o visor escuro.

A partir disso a solução cabível seria entrar em contato com uma assistência técnica autorizada, haja vista que a garantia concedida pelo fabricante é de um ano.
Pois bem, na cidade em que moro, Santos, não existe nenhuma autorizada Nokia, assim como na maior parte das cidades do Brasil. Logo, a solução seria enviá-lo sem custo para a Nokia, que dispõe de um serviço junto aos Correios especialmente para estes casos.

Após enviá-lo fiquei na expectativa do conserto, acreditando que o aparelho fosse demorar pra chegar. Pra minha surpresa ele chegou à minha residência cinco dias após o envio da minha parte.
Pensei comigo: “Caramba, eles já consertaram!?.” Ledo engano…

O celular não havia sido consertado, e o pior, ele nem mesmo ligava, algo que não acontecia antes de ir para a assistência. Como não poderia deixar de ser, fiquei muito decepcionado e nervoso.
Além do mais, dentro da caixa em que estava o aparelho, havia o parecer técnico do responsável pela avaliação, que justificou a não realização do conserto com o seguinte texto:

“Após verificação constatou-se a oxidação de seus componentes internos, decorrente da exposição do aparelho à umidade excessiva.

Conforme os termos de garantia contidos no “Manual do Usuário”, que acompanha o bem no ato de sua aquisição, os aparelhos danificados em razão de queda, de exposição à umidade excessiva, da ação de agentes da natureza ou de imersão em meios líquidos perdem a abrangência da garantia.
Portanto, tendo ocorrido o dano do aparelho em decorrência do manuseio inadequado pelo usuário, houve a exclusão da garantia do fabricante.

O aparelho está sendo liberado nas mesmas condições.”

É desta forma que a Nokia Brasil se dispõe para os seus clientes, por meio de carta, justificando o problema do aparelho com algo que, como prevê o contrato de garantia, elimina a obrigatoriedade da manutenção.

Fiquei me perguntando de que forma esse aparelho pudesse sofrer alguma umidade, mas sinceramente não cheguei a uma conclusão. Foi quando resolvi pesquisar na internet, lugar em que várias e várias reclamações no mesmo sentido foram feitas por clientes desapontados com o atendimento recebido e a não solução do problema.

Ou seja, essa tal oxidação é algo tão comum, que deixa transparecer que o problema não ocorre por mau uso do usuário, e sim, por ineficiência do produto, que não tem uma vedação adequada.

Levando isso em consideração, não vou aceitar e muito menos me calar. Farei tudo o que for possível para chamar a atenção das pessoas que vislumbram ter algum produto da Nokia.

Por exemplo, o texto abaixo é uma espécie de resposta padrão dada a todos os consumidores que enviam seus aparelhos às assistências autorizadas da Nokia:

Prezados senhores,

O aparelho do consumidor foi analisado pela Assistência Técnica Autorizada, e foi constatada oxidação, originada pela exposição do produto à umidade excessiva e/ou ação dos agentes da natureza, ou imersão do produto em meios líquidos (conforme Certificado de Garantia, II, 4, VIII). A oxidação não é um problema de fabricação, portanto, extrapola os limites de garantia do aparelho, sendo necessário que o consumidor aprove orçamento para a realização do reparo.

Mais informações:
Central de Relacionamento Nokia
4003-2525 (São Paulo)
0800-8866542 (Outras localidades)

Atenciosamente,

Media Support – Media Cases
Central de Relacionamento Nokia

Um absurdo!

Se você já sofreu o sofre com a Nokia por conta desta justificativa estupefata, fique a vontade para expor aqui sua indignação. Se quiser divulgar este texto fique à vontade.
Vamos fazer um grande movimento para chamar a atenção de todo mundo que pensa em comprar algum produto desta empresa que não dá a mínima para os seus clientes.
Aguardem, nos próximos posts vou expor as reclamações contra a Nokia existentes na internet, onde a mesma justifica que por conta de oxidação não pode se responsabilizar pelo conserto.

75 pensamentos em “Pense mil vezes antes de comprar um celular Nokia”

  1. Comédia essa NOKIA!!! Estou passando pelo mesmo problema, fiquei chateadássa por ter perdido o celu q escolhi com bastante zelo e pior não foi barato!!!! E não irei ficar no prejuízo.

    Sei que muita gente que processou ganhou e ainda danos morais, espero fazer o mesmo!

  2. Meu telefone Nokia c2 03 ficou ruim com 1 mes e meio de uso , simplesmente ele não liga mais , levei na autorizada e eles disseram que foi oxidação mais o aparelho não caiu na água ou algo parecido e estar na garantia do fabricante e ainda tem a garantia estendida o que faço pois estou no prejuízo se alguém puder me ajudar ficarei grato .

  3. esse papo de oxidaçao é uma forma de enganar os consumidores, ja tivi varios celulares e ja desmontei varios e nunca vi uma placa oxidada ate nos celulares meus que urinei, que deveria oxidar eu guardo as placas de todos os celulares que tenho q nao funciona mais e nao tem nem uma placa com traço de oxidaçao, é uma forma de as empresas evitar gasto com reparos. e acho q a justiça deveria obrigar as empresas a tirar do termo de garantia que o aparelho perde a ganrantia por oxidaçao. pq eles dizem que o suor oxida a placa, QUAL A PESSOA NESSE MUNDO QUE NAO TEM SUOR PODE ATE EXISTIR MAIS EU NUNCA VI. É NATURAL DO HUMANO SUAR.

    1. Comigo acaba de acontecer a mesma coisa o celular com 2 meses de uso esta em um estado deplorável mandei á assistencia e me deram esta resposta estapafurdia, o pior é que foi com o fone funcionando normalmente, agora nem funcionando esta, estou mto indignada!!! Dinheiro jogado fora!!!

      1. Eu comprei um nokia c2,por um bom preço e de acordo com minhas necessidades,depois de 6 meses parou de reconhecer o chip,ñ caiu na água,mais a garantia fez o mesmo comigo,mandaram fotos da placa oxidada,bem pouca coisa,o suficiente pro chip ñ ser reconhecido,q merda essa nokia,no passado eles duravam mais!será q eles vão continuar a fabricar produtos descartaveis,agora estou usando um bem antigo,cai ,cai no xixi e ele ta ali fiel ñ estraga nem por reza brava kkkkkkkkkkk!

  4. Realmente muito me assusta o fato de uma empresa do porte da Nokia tratar seus clientes/consumidores desta forma usando uma “oxidação” como desculpa pela falta de capacidade técnica que eles tem de resolver seu problemas. Sim, um aparelho Nokia com defeitos é problema deles (Nokia) e não nosso. Adoro os aparelhos da Nokia, ja tive vários dentre eles o N95 8GB. Telefone este que eu o joguei dentro de uma balde com água, sem bateria é claro, para provar a excelente qualidade de seus produtos, muitos me chamaram de “maluco” mas enguliram o novo apelidinho qd depois de uns tres dias sem bateria…, novamente eu religuei o aparelho normalmente e tudo funcionando como se nada tivesse acontecido. Fiquei com o aparelho ainda por quase dois anos, hoje estou com um N8. esperando ancioso a chegada do 808 Pureview.

  5. Sou mais um indignado com a Nokia. Meu celular C2-06 somente funcionou por 19 dias. E estou há 4 dias tentando entrar em contado com a Nokia, sem conseguir. O telefone 4002-2525 só dá ocupado, e uma única vez que consigui a ligação, uma máquina só dispõe alternativas idiotas, não havendo nenhuma que explique como mandar o aparelho pelo correio, pois em Santos não existe assit. técnica dessa merda de nokia. Pela internet o chat NÃO FUNCIONA NUNCA, Emails que mandei só recebo resposta automática, mas ninguém retorna o pedido. Ou seja, nem paguei a primeira prestação de tenho 5 delas para pagar e não tenho o aparelho funcionando. Devemos todos reclmar no Procon e ir à Justiça, pois talvez seja o único meio para que essa maldita empresa pague ou indenize as vítimas (compradores de telefones da Nokia) pelo aborrecimentos, transtorno e prejuízos materiais.

  6. pois é…meu n8 realmente caiu na água, mas foi mto rapido, acho q nao passou 10 segundos, funcionou uma semana depois e apagou. Mandei pra autorizada e esperava que os caras me ligassem e pelo menos me mandassem um orçamento para conserto, ja q oxidação perde a garnatia…nada, me mandaram a mesma carta tecnica com as mesmas palavras a cima da colega. Eu esperava que pelo menos me oferecessem um conserto…NOKIA…nunca mais na minha vida!!!!

  7. Olha a um ano comprei um aparelho Nokia e em 4 meses de uso o aparelho parou de funcionar, então fiz o procedimento que devemos fazer, levei a assistência técnica chegando lá eles me disseram que o aparelho estava oxidado! bem o aparelho me custou 790,00 á vista, vocês acha que eu seria doida de molhar um aparelho desses? pois é
    se não bastasse a assistência me cobrou para concerta-lo, e imaginam…
    quanto me cobraram 800,00 dá para acreditar?rsrs bem a Nokia esquece de dizer para seus consumidores que oxidação se da também por mal armazenamento seja na fabrica ou na loja onde se encontrar o produto isso TAMBÉM OXIDA esse papo de oxidação é um meio da marca não se responsabilizar pelos danos causado ao consumidor.fica aqui registrado minha indignação a marca Nokia que na qual um dia julguei a melhor marca de celulares 🙁

  8. Olha,essa Nokia é uma empresa do demo,eu também sou de Santos,e eu já tive vários dela,e todos deram problemas,uns “morreram” com dez dias de uso,outros no mesmo dia,e todos parecem estarem “possuídos”,eles,os celulares só terem aparência,mas,é tudo uma grande mentira.Eu tive o 7230,depois,cinco (!) do X2-01 ,mas,a gota d água foi o C2-06,que ela,simplesmente,desconfigurou o aparelho,do nada,com dez dias de uso,chega,Nokia nunca mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *