Perturbação do sossego é crime

Diversos l Por: Rafael Vaz - Friday, 26 de December de 2008 às 2:23

Olha que notícia interessante e, por que não, motivadora para aqueles que se sentem perturbados por barulhos alheios.
Em Guaratuba (PR), 14 pessoas foram presas em flagrante por ouvirem som alto, fazer barulho e algazarra em um bairro residencial da cidade. Como já era de se esperar, a maior parte eram jovens, que desrespeitaram até mesmo os policiais designados para atender o caso.
Segundo afirmou o capitão responsável, foi pedido aos jovens que reduzissem o volume duas vezes, até que na terceira tentativa eles receberam voz de prisão.

É verdade que ninguém dá valor para este tipo de coisa, muitas vezes quem propaga barulho não está nem aí para aqueles que estão ao seu redor por acreditar piamente que ninguém terá coragem para chamar a policia. Acontece que fazer barulho excessivo independentemente do horário é crime!

Consta no Código Penal, Das Contravenções Penais Referentes à Paz Pública, o seguinte:

Art.42 – Perturbação do trabalho ou do sossego alheios

  • I – com gritaria ou algazarra;
  • II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
  • III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
  • IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem guarda:

Pena – prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa.

Essa é apenas mais uma das inúmeras leis que regem este país e que está aí para ser imposta e aplicada a quem a merece.
Não sou careta e nem rabugento, mais conheço muita gente que a inflige constantemente. Quem sabe estes não dêem uma lida neste texto e passem a ter um pouco mais de respeito pelo próximo.

40 Comentários »

Tags l l l l

Comentários (40)

  1. 1 - marcos escreveu:

    quero saber como que faço a respeito do barulho que a vizinha
    do apartamento de sima faz ja foi dado só notificaçao mais de nada adianta a construtora falou que tenho que ter prova pra poder multa
    ja convivo com isso a 7 anos ñ to tendo mais paciencia ja falei com eles mais são bem abuzados ela faz barulho até tarde da noite

  2. 2 - Rafael Vaz escreveu:

    Já experimentou falar com o sindico? Se ele não puder resolver chame a Polícia!

    Em casos extremos qualquer cidadão tem esse direito.

    Boa sorte

  3. 3 - Adriel escreveu:

    Gostaria de saber o que posso fazer para resolver o problema com meus vizinhos barulhentos, todo fim de semana eles houvem som alto já de manhã e vão assim até de madrugada , ja conversei com eles amigavelmente , não adiantou , já chamei a polícia , eles param na hora , mas assim que a polícia vai embora eles começam de novo.
    NÃO SEI O QUE MAIS POSSO FAZER.

  4. 4 - eduardo escreveu:

    Caro marcos.

    Entre com uma ação criminal pela lei de perturbação do sossego. E peça uma indenização também.
    Primeiro chame a policia algumas vezes, e envie e-mail ou cartas registradas, e o registro da multa pelo condominio.

    junta tudo e coloca no PAU, pq vizinhos sem bom senso tenq acabar.

  5. 5 - regis escreveu:

    Fizemos uma festa na casa de amigos e concordo que foi uma festa bem longa. Os vizinhos nada fizeram, não reclamaram, não deram nem sinal que estavam em casa. Na segunda colocaram um aviso na porta reclamando, querendo tomar providencias e tudo mais.
    Acho que passamos mesmo do limite, mas não sabíamos que a casa estava ocupada. Existe risco desse vizinho expulsar-nos da casa? Seguindo as praticas de boa vizinhança, ele deveria ter pedido pra conversarmos mais baixo (isso por que o som não estava muito alto). Devemos tomar alguma providencia?
    Nem a polícia foi chamada.

  6. 6 - Rafael Vaz escreveu:

    Não vai acontecer mais nada, mas com certeza você deve medir mais o barulho que faz durante a noite. Quanto ao seu vizinho, você pode tomar a iniciativa de dizer a ele o mesmo que escreveu aqui. E claro, se desculpar e dizer que o fato não se repetirá.

  7. 7 - jose escreveu:

    do lado da minha casa funciona um oficina mecanica que faz muito barulho e eles costumam fechar 23:00 o que eu posso fazer ja que falar com o dono nao adianta

  8. 8 - Maribel campos da silva escreveu:

    tbem nao tenho sorte com os vizinhos de frente moro em uma vila no
    bairro camaqua em porto alegre e a cinco anos padeço com os vizinhos ,fazem ums quatro meses que os mesmo se mudaram mais deixaram ums parentes que nao ficou muito diferente, e musica alta a qualquer horario, eles nao falam eles gritam bebem o tempo todo. nao respeitam nada nem niguem. Gostaria de me informar um site ou um e-mail que eu pudesse fazer reclamacao sem ter que me dirigir a uma delegacia.tenho problemas de saude ,inclusive labirintite que me deixa zonza ,este ano mesmo esta precario ,já fui assaltada com uma faca na barriga, tive o meu irmao soldado centeno de passo fundo morto, apos isto meu irmao mais velho tbem sofreu um assalto e por sorte conseguiu sair com vida,perdi duas tias no prazo de 15 dias,quando terminei de enterrar a segunda o meu cubhado faleceu. e tudo isto contribui para terminar com a estrutura de um ser humano, e quandot se chega em casa nao se tem um pingo de respeito e brabo de aguentar. obrigado : Maribel Campos da Silva

  9. 9 - Daniel Correa escreveu:

    olha Maribel voce pode chamar a policia por telefone e provavelmente pode fazer um poletim de ocorrencia pela internet tambem.
    uma outra boa solução é tentar encontrar o telefone da SEMMA (secretaria municipal de meio ambiente) da sua cidade e quando o cidadão estivesse ouvindo musica alta é so chamar ela.
    caso nada de resultado chame um advogado (vc pode explicar a sua situção e pedir pra ele ir na sua casa) que ele entra com uma ação em algum juizado especial, é mais rapido que a justiça comum e muito eficaz.

  10. 10 - brolin escreveu:

    meu tio fez uma festa e soltou bomba mas minha irmãzinha q tem 5 anos apenas e doent do coração e ela tem medo ai u meu vizinho dos fundos começou a soltar bomba tabém ai meu paia botou na justiça todos s dois para faser um acordo mais ai o meu vizinho quer processar o meu pai por que ele não tem testemunha oque meu pai deve fazer?

  11. 11 - Rafael Vaz escreveu:

    Brolin, neste caso a solução é haver um acordo entre o vizinho e seu pai.

  12. 12 - Juliano Migliorini escreveu:

    Olá a todos!
    Toco bateria (instrumento musical), acredito que o meu direito vai até onde começa o do outro. Porém preciso estudar meu instrumento. Acabei de mudar em um novo endereço. Eram duas horas da tarde (14:00)
    e eu fazia aproximadamente trinta minutos que estava estudando, quando o meu vizinho que é policial militar chamou uma viatura , sem pelo menos tentar converssar antes. Gostaria de saber como posso estudar duarante o dia sem abusar? Grato

  13. 13 - jennifer escreveu:

    COMO DEVO PROCEDER NESSE CASO…
    MORO EM UM APARTAMENTO E MINHA VIZINHA DE CIMA FAZ MUITO BARULHO DURANTE A NOITE,PRINCIPALMENTE APÓS AS 22:00…CACHORRO LATE E CORRE,CRIANÇA PULA,ELA GRITA,ARRASTA COISAS,ANDAM PISANDO ALTO,FALAM ABSURDAMENTE ALTO TANTO QUE ESCUTO A CONVERSA DELA TODINHA(NÃO ESCUTO A TV DA SALA MAS ESCUTO A TV DELA A CONVERSA DELA) ENFIM É UM INFERNO.JÁ PEDI EDUCADAMENTE 4 VEZES.FORA AS VEZES QUE BATO COM O CABO DE VASSOURA NO TETO.NÃO AGUENTO MAIS,ELA AINDA FICA JOGANDO PIADINHA,FAZ DE PROPÓSITO MESMO.MINHA PACIÊNCIA JÁ SE ESGOTOU NÃO DURMO BEM A 1 ANO.O QUE FAÇO?FUI NA DELEGACIA FAZER UM B.O MAS O ESCRIVÃO ME DISSE QUE NÃO É DA CONTA DELES…

  14. 14 - Bruno escreveu:

    Olá,moro ao lado de uma escola,e à 5 anos foi feita uma quadra de esporte,mas sem nenhuma proteção de barulho algum,somente tela,a escola é de ensino fundamental onde existem a maioria de crianças pequenas,provocando ainda mais barulho.Já entrei em contato com a escola,e até fiz uma ata sobre a caso,mas nada fazem.
    O que posso fazer ???
    Obrigado desde já.

  15. 15 - luiz escreveu:

    boa noite.

    meu vizinho esta abusando do som alto, além de ligar o do carro dele tem os parentes.

    é possivel realizar algum tipo de processo, mesmo eles estando dentro da casa deles, prém o som é insuportavel

  16. 16 - JORGE AMARAL escreveu:

    Estou nesta cituação mas não sei o valor minimo nem o valor máximo a ser pedido. Favor se possível informar os valores.
    Atenciosamente,
    Jorge Amaral

  17. 17 - Nanda escreveu:

    o que acontece quando a vitima da perturbação é a mãe e a autora do fato delituoso é a filha? Há tipicação penal?

  18. 18 - HIGOR escreveu:

    QUERIA SABER COMO DEVO PRPCEDER COM UM VIZINHO QUE COLOCOU QUE CHUBOU AS COLUNAS DE UM NA MINHA PAREDE, DANIFICANDO- A A PONTA DE SURGIMENTO DE GOTEIRA PARA DENTRO DE MINHA CASA.
    TAMBÉM COM O FUNCIONAMENTO DESTE ESTABELECIMENTO FICA NOTÓRIO VARIAS INFRAÇÕES COMO: ALGASARRAS, SOM EM ALTO VOLUME, GRITARIA, CHEIRO DE FUMASSA DE CIGARRO UM VERDADEIRO INFERNO.
    PEÇO QUE ALGUÉM POSSA ME ORIENTAR, DE MANEIRA QUE POSSA FAZE-LO PAGAR POR TANTAS PERTUBAÇÕES.
    TENHO DOIS FILHO COM IDADE DE 5 E 6 ANOS.
    POR FAVOR ME ENSINE A PROCEDER COM JUSTIÇA A MINHA RESIDÊNCIA.

  19. 19 - HIGOR escreveu:

    EXISTE ALGUM DOCUMENTO QUE POSSA APLICAR, DE MODO A NÃO TER CONTATO COM ESSE INFRATOR, OU SEJA, ONDE A JUSTIÇA TOME DE CONTA A PONTO DE DAR EXEMPLO PÚBLICO PARA EVENTUAIS CANDIDATOS DA PERTUBAÇÃO E ORDEM DA PAZ.

  20. 20 - Fabio escreveu:

    Bom gostei dessa materia acho que a lei deve
    sim ser bem rirgorosa com aqueles que as desrespeitam
    ate por que lei foi feita para ser cumprida.
    No meu caso e quase iqual tem uma vizinha que fica a noite
    inteira com o som alto , ainda por cima dia de semana , ja foi pedido
    para diminuir o volume. a quarda ja foi la mas nao resolveu muito o que devo fazer.

  21. 21 - fernanda avila escreveu:

    Não agüento mais, meu vizinho está fazendo muito barulho. No começo era o som que constantemente estava muito alto, não satisfeito, diariamente ele, o irmão, a irmã e umas “amigas” se reunem, bebem, gritam e riem a noite inteira. A convivência está insuportável. Por diversas vezes pedi que parassem com tanto barulho, mas não adianta. Mora comigo uma pessoa que toma remédio controlado e ,portanto, precisa descansar. Não sei realmente o que fazer….. estou muito cansada.
    Que providencia jurídica posso tomar ? Ação penal ??? chamo a polícia ??? como juntar provas da falta de respeito dessas pessoas ?? Esta é uma situação que pode levar uma pessoa a loucura, é insuportável, só quem passa sabe o quanto é ruim, é você querer dormir, descansar mas não poder porque o barulho não cessa.

  22. 22 - Egleidson marcellos escreveu:

    Moro em uma casa ha um ano e os meus vizinhos são extremamente barulhentos não tem noção de hora nem do volume do som.
    O caso é o seguinte é uma familia que tem um terreno onde foram construidas quatro casas como um condominio fechado, na frente eles construiram dois bares e toda hora chega clientes e amigos deles para beberem, fosse só isso estaria otimo, mas para eles não basta beber tem que fazer barulho, os clientes deles então vem com seus carros com volumes absurdos e ficam fazendo farra todos os dias, sem hora pra começar a algazarra e principalmente para terminar! Eles são religiosos do camdomblé ate ai, tudo bem! cada um segue a religião que quiser porem eles tocam atabaques e soltam foguetes anunciando os seus rituais, isso diga-se de passagem aconteçe as vezes pela madrugada quando todos estão dormindo e ainda anunciam no alto falante proclamando as pessoas ao redor a participarem dos rituais isso é um tremendo desrepeito, eles são de classe baixa, economicamente falando, porem pra farra não falta grana pois tem festa o tempo todo nesta maldita vila de pessoas sem noção, outro dia minha esposa farta de abusos ligou para policia e eles foram no local solicitar que a barulheira acabasse a dona do buteco foi dizer ao policial que nós é que faziamos muito barulho nessa hora pensei que se os olhos de DEUS não me dessem um minimo de temor eu agiria com minhas proprias mãos.
    Nunca convivi com pessoas tão sem noção, não tenho vizinhos proximos a não ser eles(infelismente)ou seja não terei apoio de outras pessoas, policia não resolve,ajudem-me!

  23. 23 - Luciana Guimarães escreveu:

    Moro em uma kitnet e a minha vizinha arrumou uma maquina industrial para costurar e trabalhar em casa.O problema é que faz muito barulho,da interferência na tv e o pior ela não tem horario para começar nem parar.Tem dia que são nove horas da noite e ela esta com a maquina ligada e nos domingos ela também costura e como nossas casas são divididas por apenas uma parede o barulho é irritante e incomoda muito.Tentei conversar com ela pra ver se usando o bom senso teria como solucionar o problema mas ela foi muito grossa e me disse para procurar os meios legais para resolver o problema,falei com dono das kitnets ele me deu apoio e falou com ela mas não resolveu muito.Não quero prejudica-la,so quero poder descansar depois das 18hs e nos domingos poder dormir ate mais tarde sem ser incomodada.Como devo agir nesse caso?Ela esta acabando com o meu sossêgo e eu não estou aguentando mais,ajudem-me!

  24. 24 - Vanessa Garcia escreveu:

    Boa Tarde!!!

    Há 13 anos convivemos com vizinhos barulhentos, e além de serem evangélicos, e toda gritaria cotidiana, eles compraram uma bateria, para uma criança de 3 anos, que toca o dia todo fazendo muito barulho, sem falar que fica batendo as baquetas na parede da nossa casa, resumindo já falamos com eles, porém o que obtivemos de resposta, é que eles estão na casa deles e que barulho é permitido das 8:00 ás 22:00, queria saber como devo proceder???

  25. 25 - Tayane Jesuina escreveu:

    Moro em um condomíno com 50 casas, meu sobrado fica bem ao lado da quedra de esportes das crianças.
    Quando eu vim morar aqui, foi tentada pela propaganda de “sossego e segurança”, mas a anos eu não sei mais o que fazer.
    O síndico desse condomínio é um grande bunda mole e não faz nada.

    O que acontece é o seguinte, eu trabalho em casa, tenho um site de vendas e trabalho ate de madrugada.
    Me horário de sono é das 5 da manha ate a tarde, mas as crianças desse condominio parecem estar possuídas. Todo santo dia eu acordo com algazara de crianças, passo o dia inteiro tentando trabalhar com as crianças gritando, e seus respectivos pais não estão nem ai. Falam que criança é assim mesmo, mas eu nunca vi coisa igual.
    Esses pivetes e meninas mimadas, talvez por ficarem sozinhos em casa, ou por ter uma mãe que só quer saber de salão de beleza, elas não tem controle, nem o mínimo de educação com os outros.

    A dias eu não sei mais o que é dormir, tenho crises de gastrite nervosa e ando estremamente stressada com tudo. Chegou num ponto que penso que irei enlouquecer a qualquer momento.

    O que eu poderia fazer a respeito se a lei do silencio aqui é após as 22:00? alguém me ajude nesta questão.

  26. 26 - Cristiane escreveu:

    Olá!
    Moro no bairro da cohab,tenho um vizinho de bloco que há algums meses se separou depois de 10 anos de casado,nunca houve nenhuma pertubação,mais a alguns meses ele começou uma nova relação,eles ficam a noite inteira fazendo sexo mais é tanto barulho da cama na parede,ela geme a noite inteira.Geralmente as sextas e sabados, essa madrugada do dia 19/12/09 ás 00:30 eu já esta dormindo e não aguentei o barrulho bati com socos na parede e vi que não iria adiantar pequei uma banqueta e bati umas três vezes na parede para eles paracem com o barulho,por instantes parou e logo começou tudo de novo.Não conversei com ele ainda pois é constrangedor ele teria que ter o bom senso e respeitar. Gostaria de saber o que faço nessa situação pois já estou ficando farta,tenho uma filha pequena.Obrigada

  27. 27 - JOSE MARQUES DAS NEVES escreveu:

    entendo o problema moro ao lado de um posto de combustível Ipiranga, uma Loja AmPm e um restaurante Habib´s, fica na Av. Eliseu de Almeida 2481- São Paulo, aqui o barulho é constante, e é tudo promovido Pela Ipiranga, quem comanda o som são seus funcionários, quem garante a segurança dos baderneiros são viaturas da policia civil e militar, bandidos e matadores de aluguel, fazem a segurança dos estabelecimentos, reclamei e um delegado do 34o DP., levantou o endereço dos meus pais com mais de 80 anos e passou para os vagabundos, nesta data 27/12/2009, uma baderna som em volume insuportável, o bandidaão veio de intimidar, o Dr. DALMIR já me deu seu outro endereço, vou de apagar, uma senhora se identifocu como advogada coordenadora da escola de educação infantil e advogada, e disse barulho somente é proibido depois das 22hs, aqui eu mando sou amiga do titular do 34o amiga do aurelio Miguel e vou te processar, nada mais nada menos que 6 vagabundos na porta da minha casa, demonstrando serem amigos de ditas autoridades, e fazendo questão de demonstrar que a promotora das badernas é a Ipiranga e o Habib´s, então estes policiais de Guaratuba ou são herois ou estão em desacordo com a anomia, respeitar a lei e os vizinhos não é cartilha da Ipiranga habib´s e tem advogada que é coordenadora de alunos infantil, mais não sabe ler

  28. 28 - Felipe escreveu:

    Por favor, me ajudem. Não sei mais o que fazer. Faz 8 anos que sofro perturbação de sucego pelo bar vizinho. Quase todos os dias são veículos com som ligado e muita gritaria, atravessando a madrugada. Somos constantemente ameaçados, agredidos verbalmente e inclusive já houve incidências de agressão física, tudo porque solicitamos o fim da bagunça e pedimos auxílio da polícia, que sinceramente, apenas pede com delicadeza que o barulho seja reduzido e não faz nada além. A polícia virando as costas tudo volta.
    Já busquei ajuda na prefeitura da cidade e eles também não se movem para resolver. São muitas noites de sono perdidas….não sei mais o que fazer.
    Obrigado!

  29. 29 - regina escreveu:

    sómente aspectos relacionado ao silencio é considerado perturbação do sossego??
    provocação e insultos por meio de e-mails e telefonemas de forma frequente e desmotivada pode ser considerado como perturbação do sossego?

  30. 30 - Sebastião dos Santos escreveu:

    Eu moro em Senador Modestino Gonçalves MG e tenho problemas com carros utilizando som com volume excessivo, algumas vezes eu chamei a policia mas policiais so mandam baixar o som e vão embora e logo em seguida comessa tudo de novo. Gostaria de saber o que posso fazer para que se cumpra lei e dar um basta nesse problema e quais são os meus direitos.
    Obriado.

  31. 31 - ricardo escreveu:

    Minha esposa perdeu a visão-deslocamento de retina-(nos dois):-tive que adaptar o trabalho em casa ,para cuidar dela e do filho que tem problemas neurologicos.Tem uma cachorrada na vizinhança que late o tempo todo e eu nao guento mais. O que faço?

  32. 32 - Paulo de Souza escreveu:

    tem um bar proximo a minha residencia que contrata uns cantores com teclados (um lixo) que toca umas musicas alta que vai ate de madrugada, 1, 2 e as vezes ate as 3 da manha. como posso proceder? devo chamar a policia. avisar a fiscalizacao da prefeitura, posso processar esse proprietario por danos morais e materias ja que tenho uma filha de 6 meses, e ainda tenho que levantar todos os dias para trabalhar as 5 da manha. qual a melhor forma, me deem uma luz. obrigado!

  33. 33 - André escreveu:

    Realmente esse é um grande problema em nosso país, infelizmente nossa polícia é imcompentente e no judiciário o resultado nem sempre é o esperado, este é o país da impunidade onde os folgados e aproveitadores mandam e desmandam enquanto o cidadão de bem sofre sem poder reclamar, como advogado estou a cada dia mais descepcionado com nossa justiça e nossos valores deturpados, a educação que falta em nosso páis não é a dada nas escolas mas a de dentro de casa.

  34. 34 - Lucio escreveu:

    Creio que houve um engano. A lei que trata da perturbação do sossego não é o Código Penal, mas sim o
    DECRETO-LEI N.° 3.688, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941
    LEI DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS
    Perturbação do trabalho ou do sossego alheios

    Consulte-o no endereço http://www.amperj.org.br/store/legislacao/leis/DL3688_contravencoespenais.pdf

  35. 35 - paula escreveu:

    adorei a materia, até pq sofro deste problema infelizmene, pela falta de educação e bom senso dos outros, tudo isso, acarreta a falta de respeito.
    eu estou gravida, e irei entrar c/ uma ação contra esses panacas que não sabem respeitar o próximo. agora vc ver, esses mal vizinhos, estão transformando uma residencia em uma “igreja”, onde os berros duram em media 2 horas, e pior isso, vem me prejudicando e consequentemente a saúde do meu bb. mas, estou confiante, que a justiça será feita e irei colocar essas pessoas no seu devido lugar.

  36. 36 - Suzy escreveu:

    Gostaria de saber o que fazer com um inquilino que faz a maior algazarra no meu imóvel já foi conversado mas mesmo assim não adianta.

  37. 37 - ELAINE escreveu:

    por favor estou desesperada, moramos em uma comunidade caiçara, onde meu marido é presidente da associação de barqueiros e pequenos pescadores, moramos na praia e o nosso vizinho pegou a moradia dele e alugaou para uma mulheres de são paulo, onde elas abriram um bar noturno sem alvará de funcionamento e colocam bandas noturnas em uma área de preservação ambiental, estamos consados de chamar a polícia e eles não fazem nada talvez levam um dinheirinho delas, a prefeitura no setor de finanças já denunciamos e também não fizeram nada, escrevemos um email para a apa (responsável pela preservação), mais nada foi feito já faz um mês todo o ocorrido e ainda temos audiencia que registramos um boletim na civil dia 24 de fev., nos ajudem uns pobres caiçaras sem ajuda, obrigado.

  38. 38 - LukazTG escreveu:

    O que acontece comigo suponho que seja comum,mas não sei como resolver…vamos lá.Na minha rua todas as casas teem cães,exceto a do meu vizinho,não sei porque ele implicou com meus cães,no começo quando eles latiam ele jogava água neles e paravam,não me importava,achava até engraçado,mas de uns tempos pra cá este senhor começou a soltar bombas,e um de meus cães tem problema de coração e pavor disso,ele quase tem um ataque toda vez,treme de não conseguir parar em pé.Não sei como resolver,tem como aplicar este caso a lei?ficaria meio que na “lei da compensação” já que meus cães fazem barulho e ele também?Mas como contraponto ele trabalha em casa como serralheiro,e faz muito barulho inclusive aos domingos de manhã,onde moro não pode ter comércio de nenhum tipo,é uma área residencial,mas como já é um senhor de idade e antigo morador da rua,os vizinhos relevam assim como eu,mas seria um argumento caso ele reclamasse judicialmente do barulho de meus cães,pior que todos os outros cães da rua latem e ele implica com os meus.

  39. 39 - Alessandra escreveu:

    Olá, gostaria de saber se o meu caso se enquadra na lei. Tenho uma filha de 6 meses de idade, que PRECISA ter seu sono durante o dia, assim como qualquer bebê, acontece que tenho um vizinho “sup-er” educado que quando não liga o som “no talo” fica buzinando e que faz com que ela acorde super assustada e chorando, e não adianta conversar pois é muito do ignorante. Eu posso fazer um B.O. ou tenho que chamar a polícia mesmo? porque já chamei outro dia à noite (depois das 23h)… Obrigada

  40. 40 - maria nunes frereira escreveu:

    ola quero saber ,a respeito de cauçada, comprei uma casa, a 2 anos visinhos de frente desfrutava ,com gritarias crianças chorando deixavam ,sugeira de cascas de frutas papel etc, ate que uma das filhas atrail 2 fanqueiros para o meu portaõ , e sem medo eu os espusei,da minha cauçada eles voltaram ., e ameasaram o meu filho, com isto fui bem franca , naõ quero mais ,nigem sentado aqui, e se aconteser alguma coisa em minha casa atua filha ,vai esta no meio , vcs invadiraõ a minha privasidade, esta calmo pois naõ demostrei medo no meu caso agi serto?

Deixe seu comentário