Por que algumas gargalhadas geram lágrimas?

Chorar ou rir são ações fisiologicas específicas dos seres humanos relacionadas com o estado emocional da pessoa. É um processo que envolve o sistema endócrino e o sistema nervoso.

Geralmente o choro ocorre nas situações de tristeza, medo, dor, saudade ou também nas situações de muita felicidade.
Uma das causas da liberação de lágrimas está na ação de um hormônio chamado prolactina, que, quando produzido, faz com que a glândula lacrimal elimine a lágrima. Este hormônio é encontrado em maior quantidade no organismo feminino pois é produzido durante a amamentação.

A lágrima sempre está presente no interior da glândula lacrimal e é sempre liberada aos poucos com a função principal de deixar os olhos sempre lubrificados. Nas situações de fortes emoções são desencadeados neurotransmissores fazendo com que a prolactina seja produzida.

Os neurotransmissores são substâncias químicas utilizadas pelos neurônios para fazer a comunicação do sistema nervoso.

Uma gargalhada faz com que ocorra a produção e liberação de neutransmissores chamados endorfinas. Estes neurotransmissores são conhecidos como os hormônios da alegria e da felicidade, porque garantem um grande bem estar ao indivíduo.

Uma outra causa para explicar a liberação de lágrimas quando sorrimos está no fato de que as lágrimas são produzidas pelos fortes movimentos dos músculos da face que ocorrem durante as gargalhadas.

[ + ] iG Educa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *