Resumo sobre o Descobrimento da América

Conta a história que Cristóvão Colombo desejava encontrar um novo caminho para a Índia navegando pelo ocidente. Assim, ao descobrir a ilha a que deu o nome de São Salvador, acreditava ter chegado ao continente indiano. Estava longe de saber que descobrira o grande continente americano, o chamado “Novo Mundo”.

A América foi descoberta em 12 de outubro de 1492. Escolheu-se o nome América em homenagem ao navegador Américo Vespúcio, que aqui esteve depois de Colombo.

Resumo sobre o Descobrimento da AméricaO descobrimento da América fez desmoronar uma idéia remota de que o mundo era constituído apenas por um bloco de três continentes: Ásia, África e Europa, rodeado por um grande oceano.
Com a descoberta do Novo Mundo, Colombo marca uma nova era, que transformou de forma expressiva e irreversível a fisionomia do mundo, que se baseia nas relações políticas, econômicas e sociais entre os povos ocidentais.

A colonização da América se realizou primordialmente por quatro povos: espanhóis, portugueses, ingleses e franceses. Ocorreram duas formas de colonização diferentes: colônias de povoamento, suas especificidades básicas consistiram em: pequena propriedade, cultura variada e trabalho familiar objetivando o mercado interno; nas de exploração havia a predominância da ampla propriedade, da monocultura (um só tipo de cultivo) e do trabalho escravo, sempre de olhos bem abertos para o que se passava no mercado europeu.

O continente americano foi repartido geograficamente em América do Norte, América Central e América do Sul, sendo envolto a oeste pelo Oceano Pacífico e a Leste pelo Atlântico. Ele é considerado o segundo maior continente do mundo com aproximadamente 42.560.270 quilômetros quadrados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *