Ser otimista faz bem a saúde

Poucos de nós podem escapar das pressões do dia-a-dia e isso pode resultar em frustração e numa atitude pessimista. No entanto, estudos recentes indicam que, apesar das dificuldades, vale a pena desenvolver um ponto de vista otimista.

O otimismo é definido como “disposição para ver as coisas pelo lado bom; tendência de esperar uma solução favorável”. Como uma pessoa otimista se sente quando enfrenta uma situação desfavorável? Ela não encara a derrota como algo permanente. Isso não quer dizer que negue a realidade. Em vez disso, a pessoa otimista aceita e analisa a situação. Daí, de acordo com as circunstâncias, toma a ação necessária para mudar ou melhorar as coisas.

Por outro lado, a pessoa pessimista muitas vezes culpa a si mesma pela adversidade. Ela encara a dificuldade como permanente, achando que é resultado da sua própria estupidez, incompetência ou aparência. Por causa disso, acha que está fadada ao fracasso.

Será que o otimismo afeta nosso bem estar e nossa saúde? Sim. Num estudo de mais de 30 anos, com mais de 800 pacientes, feito pela Clínica Mayo, em Rochester, Minnesota, EUA, cientistas constataram que as pessoas otimistas tinham saúde melhor e sua vida durava significativamente mais. Os pesquisadores também observaram que os otimistas lidavam melhor com o estresse e tinham menor probabilidade de ter depressão.

Mas não é nada fácil manter uma atitude otimista num mundo onde os problemas parecem se multiplicar. Não é de admirar que muitos achem difícil ter um ponto de vista positivo. O que pode ser feito para lidar com esse problema? Abaixo há cinco sugestões que podem ajudá-lo.

  • Quando achar que não vai gostar de algo ou que vai falhar num projeto, rejeite essa idéia. Concentre-se nos pontos positivos.
  • Tente encontrar prazer no trabalho. Seja qual for o seu serviço, concentre-se nos aspectos que acha gratificante.
  • Procure amigos que encaram a vida de forma positiva
  • Lide com as situações que podem ser controladas e tente aceitar as que não podem.
  • Todos os dias anote três coisas boas que aconteceram com você.

[ + ] Créditos: Revista Despertai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *