Internet

Site divertido ensina às crianças a cuidar do dinheiro

Envie por e-mail

Por Denise Almeida
Colaboração para o UOL Crianças

Muita gente pensa que ter dinheiro é bom porque com ele dá pra comprar várias coisas, como aquele gibi legal ou um chocolate bem gostoso. Mas é bom já se acostumar: nem sempre você vai ter grana suficiente para comprar o que tem vontade, mesmo quando virar um adulto. Por isso, as pessoas devem guardar um pouquinho de cada quantia que ganham, até mesmo da mesada.

Um site foi criado só para ensinar isso para as crianças de um jeito pra lá de divertido: o “Turma da Bolsa” (www.turmadabolsa.com.br), que tem histórias em quadrinhos, vídeos e fábulas narradas sobre o tema e, também, dicas para pais e professores falarem sobre dinheiro com as crianças.

Dois joguinhos online vão servir de passatempo para aprender brincando. Um deles é um caça-palavras que ensina várias expressões de economia, como juros e herança, por exemplo, usando rimas. Quando encontrar todas as palavras, é só passar o mouse por cima delas e descobrir o significado.

No outro, “Profissão Secreta”, uma sombra aparece e o jogador tem que descobrir que tipo de trabalho a forma que ela tem representa, usando algumas dicas. A primeira dica é grátis, mas as outras você precisa comprar usando dinheiro de brincadeira, chamado “pererê”. Quanto mais dicas a criança comprar, mais fácil vai ser de descobrir a profissão, mas, por outro lado, ela vai ficar com menos dinheiro. Qual será a decisão mais acertada nessa hora?

Dois personagens do “Turma da Bolsa” também vão estar na televisão a partir de segunda-feira (3), no canal pago Futura, com o programa “O Porco e o Magro”. A série será exibida às 10h30 e mostra um porquinho – que sabe guardar bem o que ganha – ensinando de um jeito engraçado para o rapaz Magro que economizar é importante.

Depois de serem veiculados na TV, os episódios poderão ser vistos no site da “Turma da Bolsa”.

Gastar ou guardar dinheiro?

O que fazer quando você ganha um dinheiro como presente ou como mesada: guardar tudo, gastar um pouco e guardar o resto ou gastar tudo de uma só vez? Isso vai depender do que você precisa. Não dá para comprar um brinquedo legal e ficar sem dinheiro para comer, por exemplo.

Algumas crianças de São Paulo testaram o site “Turma da Bolsa” e contaram ao UOL Crianças se sabem economizar ou não. Hemilly Larissa Dias da Cruz, 11, gostou dos jogos do site e achou legal para aprender a guardar dinheiro para quando tiver vontade de comprar alguma coisa mais cara.

Hemilly disse que é o do time das gastadoras e sai comprando o que pode, “principalmente coisas para o cabelo”. “Mas já dei o presente de Dia das Mães. Fiquei juntando o dinheiro por um tempo e consegui comprar”, conta.

Elaini Souza, 11, também não é muito de economizar: “gasto comprando material da escola, chiclete, doce… e pagando o dentista”. Já a Luana Salgado, 11, diz que só comprava besteira como balas e doces, mas mudou: “antes eu gastava, agora estou guardando”.

Luana contou que tem seu próprio cofrinho, onde junta as moedas que ganha da mãe. “O máximo que consegui juntar foi R$ 50, mas agora tenho R$ 20″. Ela disse ainda que gasta comprando salgadinho para comer na hora do recreio: “mas nem sempre levo, porque é ruim para a saúde”, pondera. É verdade, pois além da guloseima não ser muito saudável, também pode acabar sendo um gasto ruim para a saúde do bolso!

Envie por e-mail
JPG Calcados Masculinos 300x250 v2

3 thoughts on “Site divertido ensina às crianças a cuidar do dinheiro

  1. Olá, é muito poder compartilhar este site com informações diversas, o site é 1000.

    Ah, gostaria de saber se vcs possuem algum material direcionado a crianças com necessidades especiais em especial autistas, seria muito bom fazermos esta interação sobre eles.

    Bjos

    Wal.

  2. Pingback: Tweets that mention Rota 83: Site divertido ensina às crianças a cuidar do dinheiro - -- Topsy.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios (*)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>