Tapioca, uma delícia brasileira

No Brasil, são chamados de tapioca vários produtos derivados da mandioca, tubérculo que também é conhecido que também é conhecido em outras partes do país como macaxeira ou aipim. Um desses derivados consiste de uma massa simples, rústica, bem parecida a uma panqueca ou crepe. Ele é feito de uma farinha fina, ou amido, conhecida como polvilho doce ou goma, que é extraída da raiz da mandioca.

Depois de a raiz ser relada e espremida, extrai-se um líquido leitoso que é colocado num recipiente para descansar. A goma de tapioca vai se separar da água formando uma massa mais ou menos sólida no fundo do recipiente. A água é então escorrida e a massa com amido é colocada para secar ao sol.

A tapioca era o alimento básico dos índios brasileiros. Mais tarde, colonizadores portugueses descobriram que a tapioca servia como bom substituto para o pão. Não faz muito tempo, porém, que ela atraiu a atenção de alguns criativos chefs de cozinha brasileiros, que decidiram transformar a tapioca numa moda em seus restaurantes. Visando agradar uma clientela mais seleta, os chefs criaram versões inovadoras da tapioca, usando suas habilidades para dar uma cara nova à versão tradicional. Hoje a tapioca é um sucesso e conferiu um charme especial a culinária brasileira. Um bom número de restaurantes são famosos por causa dela.

Por que não experimentar fazê-la? Sua família e seus amigos se deliciarão e ampliarão seus horizontes gastronômicos.

Receita de Tapioca

Ingredientes

  • 3 xícaras de polvilho doce
  • 1 ½ xícara de água
  • 1 colher de café rasa de sal

Modo de preparo

  1. Numa vasilha, borrife um pouco de água sobre o polvilho e o sal.
  2. Misture-os com a ponta dos dedos.
  3. Aos poucos vá colocando mais água e esfarele a mistura entre as mãos até desgrudá-la.
  4. Depois passe a mistura numa peneira.
  5. Agora aqueça uma frigideira antiaderente de 20 centímetros de diâmetro em fogo brando.
  6. Espalhe uma porção da mistura na frigideira e com as costas de uma colher cubra o fundo da frigideira de modo uniforme.
  7. Asse por 2 a 4 minutos, ou até que a mistura se pareça a uma panqueca, e sua bordas se desprendam da frigideira.
  8. Vire-a com uma espátula plástica e asse por mais um minuto.
  9. Repita o processo com o restante da mistura

Os recheios darão um toque especial à tapioca. Para o café da manhã experimente passar manteiga na tapioca ainda quente e adicionar duas colheres de sopa de coco fresco ralado. Ou espalhe leite condensado sobre a tapioca, adicione coco, dobre-a ao meio e sirva.

Quem quiser também pode rechear com presunto e queijo, frango desfiado, calabresa moída, etc.

2 pensamentos em “Tapioca, uma delícia brasileira”

  1. Porque todo mundo aquí no Sul ou no sudeste,só chama tapioca de polvilho,ou é polvilho azedo ou doce.Para mim que sou baiana,tapioca é redondinha como sagu,ou em forma de casca, que usamos para fazer cuscus,bejú ou então bolinho de estudante.As vezes procuro uma receita de tapioca para fazer e que me apresentam:Polvilho.Me esclareça por favor,um abraço Gongugi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *