Aluno trabalha em sala de aula

Trabalho de professora ganha destaque no site do MEC

Divulgar matérias como forma de incentivo e reconhecimento de profissionais da área da educação é uma atitude interessante que o Portal MEC acostumou-se a adotar. Na última sexta-feira, quem teve seu trabalho valorizado foi a professora carioca Cristiane Rocha, que ganhou destaque no portal pela forma que mobiliza seus alunos da Educação Infantil no sentido de reaproveitarem, em sala de aula, tudo quanto é material reciclável.

Confira a matéria na íntegra:

O reaproveitamento de materiais sempre foi tema de interesse para a professora Cristiane Rocha. “Trabalhando em escola pública, procuro a melhor maneira de reaproveitar os materiais disponíveis”, diz a professora, que neste semestre conclui o curso de licenciatura em pedagogia. Há dez anos no magistério, ela leciona na Escola Municipal Deputado Pedro Fernandes, no Rio de Janeiro, capital, e na Escola Municipal de Educação Infantil Ambaí, no município fluminense de Nova Iguaçu.

Aluno trabalha em sala de aula

Na sala de aula, o assunto surge durante conversa informal com os alunos. Como trabalha com educação infantil, Cristiane usa a construção de brinquedos como elemento de motivação. Por meio de fotos e figuras, ela mostra às crianças o que é possível fazer com o lixo. “Peço aos alunos que tragam tudo o que eles acham que pode ser reutilizado e monto oficinas na sala de aula”, explica. “A cada dia, confeccionamos um brinquedo diferente.”

A professora adota a mesma estratégia para a confecção de presentes para datas comemorativas, como os dias das mães e dos pais. O trabalho com reciclagem na escola sempre começa com a própria turma de Cristiane, mas aos poucos vai envolvendo os colegas. A atividade tem início com um bilhete aos pais para informar o objetivo do trabalho e pedir a doação do material de sucata necessário para a montagem de brinquedos e outros objetos. O que sobra é doado a catadores de material reciclado.

Durante as atividades, os alunos dão sugestões. “No início, tanto as crianças quantos os pais ficam desconfiados com o pedido, mas acabam surpresos com o produto final”, garante Cristiane. “Muitos elogiam e até perguntam como foi feito.”

Blog — Na escola Ambaí, a professora já promoveu exposições dos produtos e oficinas para os pais. Ela mantém um blog, desde 2008, no qual reúne atividades que criou ou que aproveitou após pesquisas em livros, revistas ou internet.

Criado inicialmente apenas como trabalho de faculdade, o espaço, Educação Infantil Criativa, acabou ganhado importância maior. “Hoje, o objetivo principal é mostrar um pouco da minha prática pedagógica e trocar ideias com outros professores”, diz Cristiane.

Fátima Schenini

Confira o blog da professora

4 comentários em “Trabalho de professora ganha destaque no site do MEC”

  1. Maria Neide da Silva

    Estou cursando pedagogia, e fiz um trabalho sobre reciclagem e esse material foi meu ponto de partida para concluir o trabalho sobre reciclagem. Só tenho a agradecer pela matéria. Parabéns

  2. Amédio Mesquita

    Parabéns, professora, pelo bonito trabalho desenvolvido com seus educandos. É um trabalho simples, porém riquíssimo. Muito sucesso em sua jornada!

  3. Sempre separei material reciclável,hoje,temos conciência sobre a ecologia,aprendi a valorizar muito, quando minha filha trouxe uma tarefa para casa sobre confeccionar algo com material reciclável,entrei no site e ví inúmeras criatividades,assim,nós os pais sempre damos aquela mãozinha para nossos filhos e, participamos das atividades,aprendi a gostar e dar valor a reciclagem.Isto contribuiu para ficarmos mais pertos de nossos filhos,e participar,coisas que hoje é raro.Parabéns a esta matéria e a todas as professoras,que continuem ensinando com excelência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, desative o AdBlock do seu navegador e carregue a página novamente para ter acesso ao nosso site.