Vai comprar pela internet? Veja como garantir sua segurança

Confesso que sou um consumidor virtual compulsivo. Como eu, existem milhares de pessoas, afinal, o mercado de comércio eletrônico é o que mais cresce no país. Pequenas, médias e grandes empresas, cada vez mais, estão associando suas marcas a este tipo de negócio.

Agora, como realizar uma transação sem que depois haja dor de cabeça? Bem, com a experiência que tenho, algumas medidas são mais que suficientes pra fazer o melhor negócio. Confira:

Como descobrir se um site é confiável

Comprar em grandes sites, como o Submarino, Americanas, Ponto Frio, Extra, entre outros, são sempre, a melhor opção. Isso não quer dizer que você não pode ter uma boa experiência de compra em sites menores.

Neste caso, vale a pena entrar no site eBit e tentar localizar a empresa. O eBit é líder no segmento de avaliação de empresas online, portanto, uma empresa, mesmo que pequena, deve ter um cadastro no eBit. Através dele, consumidores avaliam diversos pontos dos serviços oferecidos, como por exemplo, prazo de entrega, satisfação do cliente, facilidade de compra, etc.

Veja como garantir sua segurança nas compras pela internet

As empresas com as melhores avaliações recebem um selo, que são: ouro, prata, bronze e diamante. Dependo do número de avaliações positivas que recebe, a empresa é “condecorada” com um destes selos. É claro, quanto mais valioso for o selo melhor, mas existem empresas que, por não ter um grande número de avaliações, recebem um selo menos significativo, como o diamante, mas nem por isso deixam de ser confiáveis.

Quando isso ocorre, vale a pena visitar outro site, o “Reclame Aqui!”. Nele você pode medir o número de reclamações que existem contra a empresa, descobrir os motivos das queixas e identificar se a empresa responde as reclamações. Isso vai permitir a você vai ter uma base de informações mais rica sobre a empresa.

Se nenhuma destas opções servirem para identificar o quão confiável é a empresa, nada melhor que entrar em fóruns, em sites de perguntas e respostas e nas redes sociais, para pesquisar e perguntar aos usuários destes serviços se eles conhecem a empresa. Por fim, a última recomendação, que também pode ser a primeira, segunda… Pedir ajuda ao pai da pesquisa, o velho é eficiente Google.

Seguindo estas dicas, com certeza você terá a possibilidade de comprar com mais segurança.

3 pensamentos em “Vai comprar pela internet? Veja como garantir sua segurança”

  1. Rafael, masi uma vez, parabens pelos post do Rota 83, deixo uma sugestao tambem util, que alem dos sites acima para avaliacao, é muito interessante verificar informacoes do proprio site da loja virtual que estamos adquirindo os produtos. Tive recentemente um problema com um site de compras, pertencente a um grupo de comercio, que vende por meio de diversos dominios diferentes desde de ceculares china phone ate produtos estilo tudo a 1,99. Os sites deste grupo, o qual poderiamos dizer até "estelionatarios", eles vendem os podutos mas nao entregam, comecam a enrolar e dizer que estao com problemas com fornecedores e outras desculpas similares, sempre sugerindo que voce fique com um vale compras para um proximo pedido, onde tudo se repete. No site deles voce pode observar que em momento algum eles citam sua razao social ou cnpj a fim de que se possa verificar a idoneidade da empresa. Quando apos alguns meses de briga, nas rarar ocasioes que o dinheiro é devolvido, eles nao reembolsam as taxas cobradas de boleto, por exemplo. Estas lojas inclusive, ja vi progagandas delas aqui no site a partir de anuncios no google ads.
    Outro ponto destas lojas é que mesmo os processos enviado atraves de procons normalmente nao é obtido sucesso no avanco das reclamacoes em funcao de nem existir tal loja no referido endereco. Uma das principais deste grupo foi citada recentemente em reportagem da revista proteste e em seu site.

    1. Olá, Ricardo. Muito obrigado pelo comentário!
      Suspeito conhecer a “empresa” que você se refere. Apesar de ter realizado várias compras pela internet, nunca comprei em sites, como “compre da china”, este tipo de site gera muita desconfiança. Além disso, tem o prazo de entrega, que normalmente não é menor que 20 dias. Não consigo esperar tanto tempo!
      O jeito é tomar muito cuidado ao fazer negócio, sobretudo quando este tipo de site é escolhido. Se você pesquisar o número de reclamações no “Reclame Aqui!” contra este site que vende produto do tipo “R$ 1,99”, vai se assustar…

      Mais um vez obrigado, grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *