Educação

Estudo revela que computador pessoal pode diminuir o rendimento escolar

Envie por e-mail

Ao contrário do que a maioria dos pais acredita, ter um computador acessível em casa pode na verdade fazer o rendimento escolar das crianças despencarem. Foi o que descobriu um estudo realizado pela Duke University, conduzido entre os anos de 2000 e 2005.

Os pesquisadores revelaram que entre as crianças em idade escolar, as que tiveram um computador pessoal disponível em suas casas antes tiveram uma queda no rendimento escolar, apresentando notas abaixo da média em disciplinas como matemática e leitura, informa o site Strollerderby.

“Terminamos o estudo em 2005, então não chegamos às gerações do Twitter e do Facebook”, disse Jacob Vigdor, professor da Duke University, que auxiliou na pesquisa, em entrevista ao site The Register. “A tecnologia de então era muito mais primitiva do que isso. Os aplicativos de mensagens instantâneas eram populares, e tem sido uma coisa atrás da outra desde aquela época. Os adultos podem perceber a tecnologia como uma ferramenta para auxiliar na produtividade, mas as crianças, na média, não compartilham dessa percepção”, ressaltou ele.

A conclusão do estudo é de que oferecer computadores pessoais e acesso à internet para as crianças, em especial as de família de baixa renda, pode trazer uma queda do rendimento escolar, ao invés do contrário. Os pesquisadores acreditam que em famílias mais necessitadas, apesar de ser oferecido o acesso à rede mundial de computadores, a supervisão é fraca, e o computador será utilizado, então, mais para games, redes sociais e outras atividades de distração do que efetivamente para o desenvolvimento de atividades escolares.

Mais detalhes sobre o estudo realizado pela Duke University podem ser obtidos pelo atalho bit.ly/92Xsk7

[ + ] Fonte: IG Tecnologia

Envie por e-mail
_ GIF Calados Femininos 300X250

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios (*)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>